Ir para conteúdo
  • Empresa de segurança descobre ataque de chineses a venture capital


    Bruna Chieco

    Pesquisadores de segurança da Check Point descobriram evidências de que cibercriminosos chineses roubaram US$ 1 milhão durante uma transferência eletrônica entre uma empresa chinesa de venture capital e uma startup israelense. Os nomes das empresas atacadas não foram divulgados. Segundo a Vice, a Check Point foi solicitada pela empresa de venture capital para investigar o ocorrido depois de perceber que a transferência havia falhado.

    Depois de analisar os logs do servidor, e-mails e computadores envolvidos na transação entre as empresas, a Check Point notou algumas anormalidades, como a modificação de alguns dos e-mails. Foi descoberto então que o atacante criou dois domínios semelhantes. O primeiro domínio era essencialmente o mesmo que o domínio israelense, mas com um 's' adicionado ao final do nome. O segundo domínio se assemelhava ao da empresa chinesa, com a mesma tática.

    A partir daí, o atacante enviou dois e-mails com o mesmo cabeçalho de assunto que o e-mail original, falsificando a identidade do CEO da startup israelense e o endereço de e-mail do gerente de contas da venture capital chinesa. Durante todo esse processo, o criminoso enviou um total de 18 e-mails à empresa chinesa de e 14 à startup israelense antes da transferência bancária ser concluída. 

    O atacante ainda não foi identificado, mas aparentemente reside em Hong Kong e segue tentando mais uma rodada de investimento com a startup israelense.


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...