Jump to content
  • Sign in to follow this  

    Empresa de segurança descobre ataque de chineses a venture capital


    Bruna Chieco

    Pesquisadores de segurança da Check Point descobriram evidências de que cibercriminosos chineses roubaram US$ 1 milhão durante uma transferência eletrônica entre uma empresa chinesa de venture capital e uma startup israelense. Os nomes das empresas atacadas não foram divulgados. Segundo a Vice, a Check Point foi solicitada pela empresa de venture capital para investigar o ocorrido depois de perceber que a transferência havia falhado.

    Depois de analisar os logs do servidor, e-mails e computadores envolvidos na transação entre as empresas, a Check Point notou algumas anormalidades, como a modificação de alguns dos e-mails. Foi descoberto então que o atacante criou dois domínios semelhantes. O primeiro domínio era essencialmente o mesmo que o domínio israelense, mas com um 's' adicionado ao final do nome. O segundo domínio se assemelhava ao da empresa chinesa, com a mesma tática.

    A partir daí, o atacante enviou dois e-mails com o mesmo cabeçalho de assunto que o e-mail original, falsificando a identidade do CEO da startup israelense e o endereço de e-mail do gerente de contas da venture capital chinesa. Durante todo esse processo, o criminoso enviou um total de 18 e-mails à empresa chinesa de e 14 à startup israelense antes da transferência bancária ser concluída. 

    O atacante ainda não foi identificado, mas aparentemente reside em Hong Kong e segue tentando mais uma rodada de investimento com a startup israelense.

    Sign in to follow this  


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...