Jump to content
  • Aleksandar Mandić, um dos pioneiros da Internet no Brasil, faleceu nesta quinta-feira


    Bruna Chieco
     Share

    Aleksandar Mandić, empreendedor e pioneiro na área de telecomunicações brasileiro, faleceu nesta quinta-feira, 6 de maio, aos 66 anos. A morte do empresário foi anunciada pelo seu filho, Alex Mandić, nas redes sociais.

    Mandić foi um dos primeiros executivos a explorar comercialmente o serviço de provedor de acesso à Internet no Brasil. Se hoje temos acesso à Internet, grande parte disso foi graças a ele. Foi ele que fundou o primeiro BBS (Bulletin Board System) brasileiro em 1990, sistema informático que permite a conexão via telefone a um sistema através do seu computador e interagir com ele.

    A partir do Mandic BBS, o empresário criou um dos primeiros provedores de Internet do Brasil. Em 1999, um ano depois de vender a Mandic BBS, o empreendedor fundou, juntamente com Nizan Guanaes e Matinas Suzuki Jr, o portal de notícias e conteúdos iG (Internet Group), onde atuou como vice-presidente até 2001.

    No ano seguinte, reabriu a Mandic com foco em e-mail corporativo, sob o nome de mandic:mail. Em março de 2012, o empreendedor vendeu a companhia. Ele também foi um dos fundadores, no início de 2013, do primeiro app brasileiro de compartilhamento de senhas de rede Wi-Fi, o Mandic magiC, atualmente chamado de WiFi Magic by Mandic.

    Mandić foi determinado em ir atrás de tudo o que conquistou. Apesar de não ter cursado faculdade, ele sempre se interessou em tudo que envolvia tecnologia e inovação. Por isso fez um curso em uma escola técnica, em São Paulo, onde se formou em 1972, mesmo ano em que iniciou sua carreira profissional, ingressando na Siemens. Após 18 anos, ele deixou a companhia para abrir seu próprio negócio e iniciar sua jornada empreendedora.

    A trajetória de Aleksandar Mandić abriu caminhos para que a Internet se disseminasse no Brasil, chegando ao que temos hoje.

    À toda família e amigos, entregamos nosso carinho e boas energias. Ao Mandić, nosso muito obrigado por tudo que fez. O desafio de conectar o Brasil seria maior sem você. 💚

    (Crédito da imagem: Wikipedia)

     Share


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...