Ir para conteúdo
  • Golpistas utilizam nome de artistas para roubar WhatsApp


    Bruna Chieco

    Uma nova tentativa de roubar o WhatsApp, ativando-o em outro dispositivo com o envio de um código, agora envolve o nome de artistas. O Mente Binária recebeu o relato de um caso em que o nome de um músico foi envolvido em um golpe, no qual o golpista se passava por seu assessor de imprensa e oferecia ingressos de uma festa de confraternização em nome do artista. Na ligação, o falso assessor diz que a vítima foi sorteada por meio do Instagram e tinha direito a um ingresso com mais dois acompanhantes para uma festa do músico. Para receber o ingresso, contudo, a vítima teria que confirmar um código enviado para seu celular. Ao confirmar esse código, o golpista consegue o acesso ao WhatsApp da vítima, e usa o número para tentar extorquir seus contatos pedindo dinheiro.

    Segundo o músico envolvido nesse caso, cujo nome será preservado, alguns amigos entraram em contato com ele para confirmar se a festa estava, de fato, sendo organizada por sua assessoria. Assim, ele ficou sabendo do envolvimento de seu nome no golpe. Ele conta ainda que esse tipo de golpe tem sido comum no meio artístico. "As pessoas que foram contactadas por esse falso assessor são pessoas que me seguem no Instagram e tinham o telefone público no perfil", diz o artista. Ou seja, a menos que seja importante por motivos profissionais, não é recomendável a divulgação pública do número de telefone pessoal ou endereço de e-mail nos perfis das redes sociais.

    Outro ponto de alerta justamente é a abordagem do assessor, que solicita a confirmação de um código para que os convites da "festa" sejam enviados. "Ninguém vai pedir pra confirmar código via Whatsapp, essa não é uma prática comum dentro de um convite de uma festa ou um show", diz o músico. Desconfie de qualquer situação em que seja solicitado qualquer código enviado a seu celular, seja por WhatsApp ou SMS! ⚠️

    Editado por Bruna Chieco


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...