Ir para conteúdo
  • Mulheres que mudaram totalmente de carreira e se tornaram programadoras


    Bruna Chieco

    O Relatório de Ciências da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) publicado em fevereiro deste ano apontou que, em todo o mundo, as mulheres ainda representam apenas 40% dos graduados em ciência da computação e informática. Em relação à área de engenharia, o percentual cai para 28%, enquanto em áreas altamente qualificadas, como inteligência artificial, apenas 22% dos profissionais são mulheres. 

    Ao se deparar com o relatório, o Secretário-Geral da ONU António Guterres alertou que “promover a igualdade de gênero no mundo científico e tecnológico é essencial para a construção de um futuro melhor”. Segundo ele, “mulheres e meninas pertencem à ciência”, mas os estereótipos as afastaram de campos relacionados à área, e “é hora de reconhecer que mais diversidade promove mais inovação”. Para o Secretário-Geral, sem mais mulheres nas ciências, “o mundo continuará a ser projetado por e para homens, e o potencial de meninas e mulheres permanecerá inexplorado".

    Para que esse potencial seja cada vez mais explorado, precisamos incentivar o público feminino a entrar na área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (também conhecida pelo termo STEM, em inglês), sem medo de ser menos capaz que os homens nesse quesito – porque de fato não é. 

    É por isso que escolhemos este dia 12 de outubro para tratar do assunto. Toda segunda terça-feira do mês de outubro comemora-se mundialmente o Ada Lovelace Day, celebração internacional que representa a conquista das mulheres na STEM. Augusta Ada Byron King – conhecida como Ada Lovelace – é considerada a primeira programadora do mundo. A matemática e escritora inglesa é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina nos anos 1800. 

    Ada Lovelace deixou um legado, séculos depois, sendo seu nome usado para dar destaque às mulheres que atuam na ciência, tecnologia, engenharia e matemática, com o objetivo de aumentar a representação do público feminino nessas áreas. E já temos exemplos de meninas que conquistaram e vêm conquistando cada vez mais espaço e podem inspirar outras tantas a estudarem e se engajarem nas profissionais relacionadas a STEM. 

    É o caso de Lais Bento, que é Java Software Engineer na eDreams ODIGEO. Sua trajetória na área de Tecnologia da Informação (TI) vem de uma longa história. Ela conta que sempre se interessou pelo tema, mas na hora de escolher um curso na universidade se deparou com algumas barreiras sociais e acabou optando por cursar administração. "Depois de um tempo, isso passou a ser um peso na minha vida, porque eu não gostava da área. Mas eu tinha receio de ir para TI, porque não era muito moda, tinha poucas mulheres na área", diz Lais em entrevista ao Mente Binária.

    Até aceitar definitivamente seu gosto pela tecnologia, Lais passou um tempo trabalhando como administradora. Em determinado momento, decidiu fazer um curso técnico em informática, para depois cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo. "No segundo ano da universidade consegui minha primeira oportunidade na área de TI, em uma grande empresa, com 26 anos", conta. 

    laisbento.thumb.jpeg.5b6ce746d75a2eef813dc835640789fd.jpeg

    "No começo eu era uma no meio de vários homens, mas isso mudou muito rápido" - Lais Bento

    Depois de alguns meses, Lais já foi para sua segunda oportunidade na carreira, no iFood, que considera ter mudado sua vida. "Entrei lá como estagiária e virei uma desenvolvedora de software. Aprendi o que precisava e graças a toda a experiência que conquistei, hoje estou morando em Portugal, trabalhando na maior agência de viagens online da Europa".

    Lais conta que sua experiência no iFood marcou sua vida profissional especialmente por ter sido uma das primeiras estagiárias de tecnologia mulher de toda a história da empresa. "Isso me impactou bastante". Após 2 anos trabalhando lá, ela conta que a inclusão já mudou bastante, e muitas mulheres entraram na área de programação, entre elas desenvolvedoras e cientistas de dados. "No começo eu era uma no meio de vários homens, mas isso mudou muito rápido".

    Não ter medo de começar – Lais relata ter um único arrependimento nessa história toda: não ter entrado antes na área de TI. "Deveria ter começado com 18 anos, aceitando que mulheres podem programar também", diz. Segundo ela, começar mais cedo poderia ter trazido mais experiência do que tem hoje. "As coisas em tecnologia mudam muito rápido, então você sempre tem que estar pronto para aprender coisas novas. Sei que não tem idade para começar, mas se eu tivesse entrado antes, vejo que eu estaria mais avançada", diz. 

    Já a história de Tainah Bernardo é um pouco diferente. Ao contrário da Lais, que sempre soube que gostava de tecnologia, Tainah nunca achou que essa área fosse pra ela. Formada em Artes Visuais, recentemente, aos 26 anos, ela descobriu que queria mudar de carreira e foi atrás de um curso de programação. "Com a pandemia, eu percebi que estava cansada de atuar em uma profissão que, por mais que gostasse, não era valorizada. Um dia encontrei um curso que ensinava programação a partir do zero e que garantia inserção no mercado. Foi aí que comecei a conhecer o mercado da tecnologia, porque até então era uma coisa distante, tinha uma imagem bem estereotipada de que para entrar na área precisaria ser um gênio ou alguém enclausurado em um quarto escuro de capuz com várias telas em volta", conta. 

    Tainah.thumb.jpeg.72187ac3f14807114407bfb2af171103.jpeg

    "Tudo sempre foi muito atrelado à imagem masculina, mas isso era muito inconsciente" – Tainah Bernardo 

    Segundo ela, ainda é muito enraizada a visão de que somente homens são capazes de participar do desenvolvimento tecnológico. "Quem mexia com tecnologia era o meu irmão, o computador ficava no quarto dele. Tudo sempre foi muito atrelado à imagem masculina, mas isso era muito inconsciente", conta Tainah, que deu o primeiro passo em meados do ano passado para investir em uma área totalmente nova. "Fui fazer o curso, que tinha duração de 6 meses, e achei que o mais importante é que eles trabalham com inclusão, tratam bem as pessoas, fazem elas se sentirem acolhidas, parte da comunidade, e eu vi que tinha espaço pra mim", conta sobre sua experiência no curso oferecido pela Labenu.

    Tainah conta que acabou estudando muitas matérias práticas, e no final realizou treinamentos relacionados a entrevistas de emprego e challenges que a prepararam para o mercado de trabalho. "Terminei o curso e comecei a trabalhar no Olist". Hoje, ela é desenvolvedora backend de e-commerce no Olist, trabalhando com NodeJs dentro do time de Shops, que desenvolve um produto novo para pessoas físicas criarem uma loja virtual e integrá-la às redes sociais. O time da Tainah é responsável por essa integração e cotidianamente busca melhorias e novas features para quem utiliza o app. No dia a dia de trabalho, ela utiliza Javascript.

    Superando desafios – "Se eu tivesse pensado um pouco mais, talvez eu não tivesse coragem, porque cheguei a ver relatos de mulheres que desistiram da área por conta de pessoas que as desrespeitaram", conta Tainah. Segundo ela, o grande desafio de iniciar uma carreira na tecnologia é a comparação em relação aos homens, pois causa estranheza ver tantos homens numa mesma área enquanto há poucas mulheres. "Quando cheguei, fiquei meio bloqueada, achando que seria tratada com diferença, mas eu tive sorte, porque as pessoas foram super legais comigo", reforça. 

    Superando o receio inicial, Tainah percebeu que essa é uma área que está crescendo, e assim ela decidiu crescer junto. "Eu não sabia que TI tem uma comunidade tão ativa e cooperativa, o que me deixou bem feliz. Mas comecei a entender isso melhor durante o curso, pois vi que tinha mulheres trabalhando, que mudaram de área e conseguiram se adequar. Eu vi que eu consigo também, se tem outras pessoas lá, eu também consigo", destaca.

    "Eu achava que sempre dava sorte de entrar nos lugares, mas aos poucos percebi que não foi por sorte, e sim porque mereci, me esforcei, estudei", relata Lais.

    Para Lais, um grande desafio que principalmente as mulheres devem superar é de sempre se acharem inferiores tecnicamente ou menos capazes. "Eu achava que sempre dava sorte de entrar nos lugares, mas aos poucos percebi que não foi por sorte, e sim porque mereci, me esforcei, estudei. Se isso acontecer com alguma menina, o ideal é fazer uma listinha de tudo que teve que aprender para estar onde está hoje. Com isso, consigo perceber que foi uma questão de mérito", conta. 

    Como TI é uma área predominantemente masculina, Lais destaca que há algumas situações em que meninos fazem piadas machistas, perpetuando o estigma de que a área de tecnologia não é para mulheres. "Mas as pessoas hoje estão muito mais abertas. No começo eu sentia mais medo de homens me julgarem, de sofrer algum tipo de machismo. Mas é sempre bom estarmos preparados psicologicamente, pois essas coisas podem acontecer".

    Como entrar na área – Lais diz que a melhor maneira para meninas que querem atuar com tecnologia iniciarem sua carreira na área é saber exatamente o que querem fazer. "É muito fácil falar que quer entrar em TI, mas é uma área muito abrangente. Você quer ser programadora? De aplicativo ou de site? Quer participar da parte lógica, ou ir para a parte bonita do site, que todo mundo vê? Eu sugiro que elas entendam o que cada parte faz, e como trabalham, e assim fazer um curso básico de programação de um app, ou como construir um site, para entender o que acha mais legal. O ideal é saber o que quer fazer e depois disso começar a estudar", indica.

    Segundo ela, o próximo passo é encarar as oportunidades de frente. "Já vi pesquisas que dizem que se uma mulher achar que não atende a um requisito da vaga, não se candidata. E eu diria para se candidatar sim, porque o homem se candidata e nem sempre ele tem todos os requisitos. Encarem as oportunidades de frente, se atualizem e estudem. Se você recebeu uma proposta, participe do processo. A chance de conseguir a oportunidade é muito grande, e sobre o requisito que faltou, você acaba aprendendo depois" diz. "Há muitas oportunidades, só faltam mulheres corajosas para conseguirem ocupar essas vagas", destaca Lais.

    "Vai dar medo, vai ser difícil, mas vai dar. É possível sim, não existe limitação física para isso", diz Tainah.

    Tainah também acredita que mais do que capacidade intelectual, o principal para entrar na área de TI é a vontade. "Vai dar medo, vai ser difícil, mas vai dar. É possível sim, não existe limitação física para isso. Eu vi muitas mulheres que eram mães de primeira viagem ou de segunda viagem fazendo o mesmo curso que eu. Pessoas que não tinham condições financeiras, com dificuldade de aprendizado, e todas elas conseguiram. É possível, mas não vai ser fácil. Aí que entra o querer", relata.

    Ela também não precisou abandonar sua vocação com as artes para seguir a carreira na tecnologia. Hoje, as artes visuais hoje são um hobby (vem dar uma olhada não trabalho dela!), o que, segundo Tainah, acaba sendo muito melhor do que antes. "Faço quando quero, como quero, não dependo disso, e agora conheci um novo universo que vai de acordo com minha personalidade, porque gosto de trabalhar em grupo, isso não era tão comum nas artes, nos lugares em que trabalhei", conta. "Cada um tem sua história, e é bom não desistir nos momentos difíceis, que é quando a gente tem mais vontade. Nessa hora respire, tire o pé do acelerador, mas não para e não volta. Vai devagar, mas vai".


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...