Jump to content
  • Sign in to follow this  

    Europol prende 26 suspeitos de envolvimento em SIM-swapping


    Bruna Chieco

    A polícia europeia Europol, em parceria com a polícia nacional romena e espanhola, informou a prisão 26 suspeitos de envolvimento em SIM-swapping, clonagem do SIM card (chip) de celulares, sendo 12 na Espanha e 14 na Romênia. No total, a estimativa da Europol é que os criminosos tenham conseguido roubar mais de 3.5 milhões de euros com os ataques. 

    As prisões ocorreram em operações diferentes da polícia. Os investigadores da Polícia Nacional Espanhola (Policía Nacional), juntamente com a Guarda Civil (Guardia Civil) e a Europol, buscaram, em janeiro, por suspeitos de envolvimento no grupo de criminosos que roubou mais de 3 milhões de euros em uma série de ataques de clonagem de SIM na Espanha. 

    Os envolvidos no crime conseguiram obter as credenciais bancárias on-line das vítimas por meio ataques via cavalos de Troia (trojan) bancários ou outros tipos de malware. Após obterem as credenciais, os suspeitos solicitaram uma duplicata dos cartões SIM das vítimas, fornecendo documentos falsos aos provedores de serviços de telefonia móvel, recebendo em seus telefones os códigos de autenticação que os bancos enviaram para confirmar as transferências.

    Na Romênia, uma investigação de oito meses entre a Polícia Nacional (Poliția Română) e o Serviço de Inteligência Criminal da Áustria (Bundeskriminalamt), com o apoio da Europol, levou à prisão de 14 membros de uma quadrilha que usou os mesmos procedimentos para roubar contas bancárias na Áustria. Depois de obter o controle do número de telefone da vítima, a quadrilha usava as credenciais bancárias roubadas para fazer logon em um aplicativo de banco, gerando uma transação de saque de dinheiro validada com uma senha única enviada pelo banco via SMS. Assim, os criminosos conseguiram sacar o dinheiro em caixas eletrônicos sem utilizar o cartão do banco.

    A Europol conta com um Centro Europeu de Crimes Cibernéticos para lidar com essas investigações e ajudar a capturar criminosos envolvidos nesses tipos de ataque.

    Sign in to follow this  


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...