Ir para conteúdo
  • Europol prende 26 suspeitos de envolvimento em SIM-swapping


    Bruna Chieco

    A polícia europeia Europol, em parceria com a polícia nacional romena e espanhola, informou a prisão 26 suspeitos de envolvimento em SIM-swapping, clonagem do SIM card (chip) de celulares, sendo 12 na Espanha e 14 na Romênia. No total, a estimativa da Europol é que os criminosos tenham conseguido roubar mais de 3.5 milhões de euros com os ataques. 

    As prisões ocorreram em operações diferentes da polícia. Os investigadores da Polícia Nacional Espanhola (Policía Nacional), juntamente com a Guarda Civil (Guardia Civil) e a Europol, buscaram, em janeiro, por suspeitos de envolvimento no grupo de criminosos que roubou mais de 3 milhões de euros em uma série de ataques de clonagem de SIM na Espanha. 

    Os envolvidos no crime conseguiram obter as credenciais bancárias on-line das vítimas por meio ataques via cavalos de Troia (trojan) bancários ou outros tipos de malware. Após obterem as credenciais, os suspeitos solicitaram uma duplicata dos cartões SIM das vítimas, fornecendo documentos falsos aos provedores de serviços de telefonia móvel, recebendo em seus telefones os códigos de autenticação que os bancos enviaram para confirmar as transferências.

    Na Romênia, uma investigação de oito meses entre a Polícia Nacional (Poliția Română) e o Serviço de Inteligência Criminal da Áustria (Bundeskriminalamt), com o apoio da Europol, levou à prisão de 14 membros de uma quadrilha que usou os mesmos procedimentos para roubar contas bancárias na Áustria. Depois de obter o controle do número de telefone da vítima, a quadrilha usava as credenciais bancárias roubadas para fazer logon em um aplicativo de banco, gerando uma transação de saque de dinheiro validada com uma senha única enviada pelo banco via SMS. Assim, os criminosos conseguiram sacar o dinheiro em caixas eletrônicos sem utilizar o cartão do banco.

    A Europol conta com um Centro Europeu de Crimes Cibernéticos para lidar com essas investigações e ajudar a capturar criminosos envolvidos nesses tipos de ataque.


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...