Ir para conteúdo
  • Eventos no Nordeste impulsionam cenário de segurança na região


    Bruna Chieco

    Vocês conhecem os eventos de segurança que acontecem no Nordeste? A região possui um circuito reconhecido de conferências e palestras que visam levar pessoas de todas as cidades e estados para iniciar e se aprofundar nos temas de segurança da informação, e  esse cenário está crescendo! Os organizadores dos eventos se reuniram durante a H2HC para trocar ideias sobre os eventos e deram uma entrevista ao Mente Binária com o intuito de divulgar esse circuito, que visa atrair pessoas do Brasil inteiro.

    Na Bahia, por exemplo, são realizados os seguintes eventos: HackBahia, EnSI e NullByte, cada um com uma temática diferente. O HackBahia é mais introdutório, para quem ainda não conhece segurança, ou seja, estudantes, e até profissionais de outras áreas. O EnSi é mais voltado para um público de entrada e intermediário, em um movimento para conscientização, enquanto o NullByte é mais técnico, com intuito de movimentar a cena e fazer com que pessoas pesquisem e procurem se aprofundar na área de segurança.

    ev_nb2018.jpg.cb7a195dfc99316e08dbf675a5952b18.jpg

    Palestra do Otávio Silva na NullByte 2018

    Em Recife, há a BWCon. O organizador do evento, Toronto Garcez, explica que a ideia do evento é fazer uma junção da galera mais jovem e de quem já tem um conteúdo técnico. "Pretendemos fazer palestras técnicas boas para atrair pessoas que estão entrando na área. Esse evento rolou durante três anos, parou por um tempo e ano que vem volta". Nos anos anteriores, um valor simbólico foi cobrado na entrada, e em 2020 será completamente gratuito. A BWCon deve ocorrer em outubro, e quem fizer parte da comunidade do Mente Binária terá prioridade para se inscrever!

    Paraíba e Rio Grande do Norte

    Humberto Junior conta sobre o JampaSec, que acontece em João Pessoa (PB) e começou em 2015 com Magno Logan, que não conseguiu dar continuidade no ano seguinte mas ainda continua colaborando junto com toda a equipe. "A partir de 2016, assumi a organização realizando o evento totalmente gratuito e logo no ano seguinte (2017) a equipe aumentou com Ícaro Torres, Luan, Thiago, Victor Hugo (punx), Eduardo Santos e por último Jessé, a comunidade cresceu e o evento se tornou grandioso. Esse ano, o evento bateu recorde do público, com mais de 300 pessoas de diversas cidades. Uma taxa simbólica é cobrada para viabilizar", destaca Humberto, que inclusive, é nosso colaborador no Mente Binária. Nos próximo anos, a ideia é trabalhar cada vez mais para que o evento melhore. "Vimos pessoas de diversas cidades indo participar, incluindo caravanas do interior da Paraíba". Ainda na Paraíba ocorre o OWASP Paraíba Day, no dia 16 de novembro, que vai também abrir essa trilha de eventos no estado.

    Eduardo Santos conta que em Natal (RN) acontece o DarkWaves, evento voltado para segurança em redes sem fio como Bluetooth e Wi-Fi, e possui atividades como o Capture The Wave (CTW), onde os participantes devem capturar uma rede sem fio, com desafios como interceptar áudio via código morse. Ele aconteceu em maio. Também em Natal acontece, no dia 30 de novembro, o Qualitek Security Day. Alyson Nakamura, conta que nos dois últimos anos o idealizador do evento, Rodrigo Jorge, se afastou, mas junto com a organização do DarkWaves eles estão estudando alavancar novamente esse evento na cidade. "O Nordeste é bem carente da parte de segurança, então esses movimentos abrem os olhos dos estudantes e empresários para essa área", diz.

    ev_dw2019.jpg.672bd318a42fda2cd7c7b7a122356361.jpg

    @ncaio e os participantes da DarkWaves 2019

    Engajamento

    Os eventos, no geral, possuem uma intenção de engajar pessoas, estimulando quem não é da área a participar e começar a estudar para, inclusive, submeter palestras nos próximos anos.  O grande problema, contudo, é engajar empresas. Os organizadores contam que é difícil encontrar patrocínio para a realização desses eventos e mostrar que o Nordeste também tem um potencial econômico. Empresas locais não investem, e as de fora investem, mas tem mais dificuldade, eles dizem.

    Eles falam ainda que as empresas locais precisam dar mais visibilidade para levar estudantes, pois falta interesse em produzir. "Não vejo que existe uma cena em si, quem faz a cena somos nós. Falta gente nova começar a produzir, pesquisar, criar ferramentas, estar presente nos eventos. Não temos submissões de talks, por exemplo, cada vez tem menos e com baixa qualidade. As pessoas não estão pesquisando. A gente quer que pessoas se mostrem e estamos procurando palestrantes", dizem. 

    Eles criticam que no momento em que a área de segurança está em alta, as pessoas não melhoram suas técnicas nem produzem. "O intuito da NullByte é fomentar conhecimento local, e hoje podemos dizer que se não houver pessoas de fora para palestrar, vai ficar defasado", diz o organizador do evento, Alexos. 

    Isso é difícil em qualquer evento, eles contam, mas no Nordeste, onde o mercado é ainda menor, é comum que não consigam completar uma grade somente com palestrantes da área, o que os obriga a buscar outras alternativas.. "Vale frisar que a galera nova quer resultado e não se aperfeiçoar e aprofundar mais, e nós não olhamos só resultado, olhamos a dedicação", diz Humberto. 

    Eles convidam todos a se inscreverem nos eventos e frisam que está aberta a submissão de palestras. A maioria dos eventos é gratuita ou possuem um valor reduzido justamente para estimular a participação. 

    O circuito do Nordeste e o Mente Binária formam uma grande parceria, então você pode enviar perguntas no Fórum para que a gente entre em contato e passe mais informações! ?

     

    Os envolvidos nos eventos nordestinos junto com o Fernando Mercês na H2HC 2019

    Eduardo, Ícaro, Alyson, Fernando, Alexos, Toronto e Humberto

    Veja a lista completa dos eventos (esquecemos algum? Comenta aí!):

    Aracaju/SE

    Fortaleza/CE

    João Pessoa/PB

    Natal/RN

    Recife/PE

    Salvador/BA


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...