Ir para conteúdo
  • Executivos de TI priorizarão autenticação multifator em 2020


    Bruna Chieco

    Pesquisa realizada pela Pulse Q&A e encomendada pela Microsoft concluiu que 59% dos executivos da área de Tecnologia da Informação devem implantar ou expandir a implementação da autenticação multifator (MFA) para melhor proteger a identidade de suas empresas. Os resultados demonstram uma intenção de implantação da MFA, pela maioria, entre os três e seis primeiros meses de 2020, enquanto 26% dos executivos devem executá-la em 12 meses.

    A MFA exige que os usuários autentiquem seu logins com pelo menos dois fatores, o que reduz o risco de comprometimento de identidade  em até 99,9% das senhas, diz a Microsoft. Historicamente, as organizações contam com senhas para proteger suas identidades, mas elas por si só não são o suficiente, já que 80% das violações relacionadas a cibercriminosos podem ser atribuídas a senhas fracas ou comprometidas, de acordo com o Relatório de Investigações de Violação de Dados da Verizon, lançado em 2019. O Mente Binária também informou que forçar uma invasão por meio da descoberta de senhas fracas ainda é a tática principal utilizada pelos atacantes.

    A autenticação multifator reduz esse risco por ser significativamente mais difícil comprometer dois ou mais fatores de autenticação. A MFA básica pode ser usada para gerar uma confirmação de senha via SMS; criar senhas de uso único (OTP); ou gerar códigos via um dispositivo móvel. Já a MFA forte utiliza fatores de alta garantia, como chaves de segurança certificadas pela FIDO e cartões inteligentes para autenticar usuários. Impressões digitais, faciais e outras biometrias também são métodos de autenticação segura que podem simplificar o login de usuários, mas 64% dos executivos da pesquisa ainda utilizam a MFA básica, enquanto 43% usam a forte, e apenas 11% citaram o uso de biometria.

    Com a mudança de prioridades, esse cenário também deve evoluir. O relatório da Pulse Q&A informa que 91% dos executivos planejam modificar a implementação de autenticação multifator no próximo ano, sendo que 22% devem migrar para uma MFA forte, e outros 13% utilizarão a biometria. 


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...