Jump to content
  • Sign in to follow this  

    Executivos de TI priorizarão autenticação multifator em 2020


    Bruna Chieco

    Pesquisa realizada pela Pulse Q&A e encomendada pela Microsoft concluiu que 59% dos executivos da área de Tecnologia da Informação devem implantar ou expandir a implementação da autenticação multifator (MFA) para melhor proteger a identidade de suas empresas. Os resultados demonstram uma intenção de implantação da MFA, pela maioria, entre os três e seis primeiros meses de 2020, enquanto 26% dos executivos devem executá-la em 12 meses.

    A MFA exige que os usuários autentiquem seu logins com pelo menos dois fatores, o que reduz o risco de comprometimento de identidade  em até 99,9% das senhas, diz a Microsoft. Historicamente, as organizações contam com senhas para proteger suas identidades, mas elas por si só não são o suficiente, já que 80% das violações relacionadas a cibercriminosos podem ser atribuídas a senhas fracas ou comprometidas, de acordo com o Relatório de Investigações de Violação de Dados da Verizon, lançado em 2019. O Mente Binária também informou que forçar uma invasão por meio da descoberta de senhas fracas ainda é a tática principal utilizada pelos atacantes.

    A autenticação multifator reduz esse risco por ser significativamente mais difícil comprometer dois ou mais fatores de autenticação. A MFA básica pode ser usada para gerar uma confirmação de senha via SMS; criar senhas de uso único (OTP); ou gerar códigos via um dispositivo móvel. Já a MFA forte utiliza fatores de alta garantia, como chaves de segurança certificadas pela FIDO e cartões inteligentes para autenticar usuários. Impressões digitais, faciais e outras biometrias também são métodos de autenticação segura que podem simplificar o login de usuários, mas 64% dos executivos da pesquisa ainda utilizam a MFA básica, enquanto 43% usam a forte, e apenas 11% citaram o uso de biometria.

    Com a mudança de prioridades, esse cenário também deve evoluir. O relatório da Pulse Q&A informa que 91% dos executivos planejam modificar a implementação de autenticação multifator no próximo ano, sendo que 22% devem migrar para uma MFA forte, e outros 13% utilizarão a biometria. 

    Sign in to follow this  


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...