Ir para conteúdo
  • FBI alerta para aumento de fraudes em compras on-line 


    Bruna Chieco

    O FBI publicou comunicado alertando para um número crescente de vítimas que está sendo direcionado para sites fraudulentos por meio de plataformas de mídia social e mecanismos de busca on-line populares. De acordo com as denúncias recebidas, um número crescente de vítimas não recebeu itens comprados em sites que oferecem preços baixos e produtos como equipamentos de ginástica, pequenos eletrodomésticos, ferramentas e móveis. 

    As vítimas relataram que foram direcionadas a esses sites por meio de anúncios em redes sociais ou enquanto procuravam por itens específicos nas páginas de "compras" dos sites de pesquisa on-line. Os reclamantes indicaram que máscaras faciais descartáveis enviadas da China foram recebidas no lugar do produto que foi pedido; o pagamento foi feito usando um serviço de transferência de dinheiro on-line; os sites de varejo forneceram endereços e números de telefone válidos, mas não associados aos EUA em um link "Fale conosco", fazendo as vítimas a acreditarem que o varejista estava localizado naquele país; muitos dos sites usaram conteúdo copiado de sites legítimos.

    Algumas vítimas que reclamaram com o vendedor sobre suas remessas receberam reembolso parcial e ficaram com as máscaras como forma de compensação. Outros foram instruídos a devolver os itens à China para serem reembolsados, o que resultaria no pagamento de altas taxas de postagem pela vítima, ou concordar com o reembolso parcial do produto pedido sem devolver os itens recebidos. As tentativas de reembolso total ou recebimento dos itens encomendados foram malsucedidas.

    Os indicadores relatados dos sites falsos incluem: em vez de .com, os sites fraudulentos usaram os domínios nível superior (TLD) da Internet “.club” e “.top”; os sites ofereciam mercadorias a preços com descontos significativos; a URL ou os endereços de Internet foram registrados recentemente (nos últimos seis meses); os sites usavam conteúdo copiado de sites legítimos e geralmente compartilhavam as mesmas informações de contato; os sites foram anunciados em redes sociais; criminosos utilizaram um serviço de registro de domínio privado para evitar que informações pessoais fossem publicadas no diretório público Whois.

    Editado por Bruna Chieco


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...