Ir para conteúdo
  • FBI alerta para preocupações com uso de dados do aplicativo FaceApp


    Bruna Chieco

    O FaceApp, aplicativo para iOS e Android desenvolvido pela empresa russa Wireless Lab, foi considerado uma ameaça para segurança nacional pelo FBI. Segundo o CNet, o app está sendo investigado sobre seus laços com a Rússia. "O FBI considera que qualquer aplicativo móvel ou produto similar desenvolvido na Rússia, como o FaceApp, é uma ameaça potencial de contrainteligência, com base nos dados coletados pelo produto, em suas políticas de privacidade e termos de uso, e nos mecanismos legais disponíveis que permite o acesso a dados dentro das fronteiras da Rússia", disse uma investigadora do FBI.

    Já a empresa de segurança móvel Guardian analisou o aplicativo e declarou não ter encontrado evidências de comportamento malicioso no FaceApp. "Não há evidências de uma ameaça de inteligência estrangeira, e reivindicações como essa do FBI são bastante injustas para desenvolvedores estrangeiros", destacou o CEO da empresa, Will Strafach.

    A preocupação do FBI está em torno das origens do aplicativo, e não com o software em si. A questão é que as leis de retenção de dados da Rússia permitem que o governo do país solicite dados de cidadãos russos provenientes de empresas que operam dentro de suas fronteiras. O FBI também levantou preocupações potenciais com a desinformação do FaceApp, já que o aplicativo coleta imagens de pessoas. 

    O FaceApp, por sua vez, negou ter vínculos com o governo russo e declarou que exclui imagens de seus servidores em 48 horas, além de afirmar que os dados de seus usuários não são armazenados no país.


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...