Jump to content
  • Sign in to follow this  

    FBI alerta para preocupações com uso de dados do aplicativo FaceApp


    Bruna Chieco

    O FaceApp, aplicativo para iOS e Android desenvolvido pela empresa russa Wireless Lab, foi considerado uma ameaça para segurança nacional pelo FBI. Segundo o CNet, o app está sendo investigado sobre seus laços com a Rússia. "O FBI considera que qualquer aplicativo móvel ou produto similar desenvolvido na Rússia, como o FaceApp, é uma ameaça potencial de contrainteligência, com base nos dados coletados pelo produto, em suas políticas de privacidade e termos de uso, e nos mecanismos legais disponíveis que permite o acesso a dados dentro das fronteiras da Rússia", disse uma investigadora do FBI.

    Já a empresa de segurança móvel Guardian analisou o aplicativo e declarou não ter encontrado evidências de comportamento malicioso no FaceApp. "Não há evidências de uma ameaça de inteligência estrangeira, e reivindicações como essa do FBI são bastante injustas para desenvolvedores estrangeiros", destacou o CEO da empresa, Will Strafach.

    A preocupação do FBI está em torno das origens do aplicativo, e não com o software em si. A questão é que as leis de retenção de dados da Rússia permitem que o governo do país solicite dados de cidadãos russos provenientes de empresas que operam dentro de suas fronteiras. O FBI também levantou preocupações potenciais com a desinformação do FaceApp, já que o aplicativo coleta imagens de pessoas. 

    O FaceApp, por sua vez, negou ter vínculos com o governo russo e declarou que exclui imagens de seus servidores em 48 horas, além de afirmar que os dados de seus usuários não são armazenados no país.

    Sign in to follow this  


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...