Ir para conteúdo
  • Fraudes de Internet Banking em Manaus podem levar suspeitos a 16 anos de prisão


    Bruna Chieco

    A Polícia Federal do Amazonas está investigando fraudes bancárias eletrônicas praticadas através do Internet Banking em Manaus. A Operação Boleto Real foi deflagrada na quarta-feira, dia 10 de novembro, visando cumprir três mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal da Justiça Federal no Amazonas. Os investigados irão responder por furto mediante fraude e organização criminosa e, se condenados, poderão pegar até 16 anos de prisão.

    Segundo comunicado da Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado do Amazonas obtido pelo Mente Binária, os criminosos utilizavam contas de vítimas para efetuar o pagamento de impostos estaduais e federais, transferências e compras pela Internet, tendo movimentado ilicitamente mais de R$ 2 milhões nos últimos meses. O comunicado diz ainda que diversas empresas “de fachada” eram utilizadas para ocultar os valores obtidos por meio das atividades criminosas.

    A Operação Boleto Real é resultado da força-tarefa Tentáculos de repressão a fraudes bancárias eletrônicas, coordenada pela Polícia Federal com a cooperação de instituições bancárias aderentes a um Acordo de Cooperação Técnica. Dentro da atuação conjunta, a Polícia Federal possui um Grupo Permanente de Análise para a investigação desse tipo de delito. Assim, foi identificado um estabelecimento comercial do ramo da construção civil em Manaus que se utilizava de serviços de invasão de contas bancárias, por meio da Internet, para pagamentos de boletos de compras para compor seus estoques.

    A PF vem observando ainda que criminosos têm utilizado de uma estratégia denominada “fraude as a service”, ou seja, fraudes bancárias eletrônicas para obter financiamento para diversas condutas criminosas, como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, entre outras.


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...