Ir para conteúdo
  • Gangue é presa por ataques de SIM-swapping contra celebridades


    Bruna Chieco

    Uma gangue com 10 criminosos foi presa por coordenar ataques de SIM-swapping, clonagem do SIM card (chip) de celulares, contra celebridades. Segundo a Europol, mais de US$ 100 milhões em criptomoedas foram roubados através do sequestro de números de telefone.

    A ação foi resultado de uma investigação internacional sobre uma série de ataques direcionados a vítimas de alto perfil nos Estados Unidos, onde foram presos oito homens. Essas detenções seguem-se às anteriores, sendo uma corrida em Malta e uma na Bélgica, sendo os criminosos membros pertencentes à mesma rede criminosa, totalizando, assim, 10 prisões.

    Os ataques orquestrados por essa gangue criminosa visaram milhares de vítimas ao longo de 2020, incluindo influenciadores famosos da Internet, estrelas do esporte, músicos e suas famílias. A investigação de um ano foi conduzida conjuntamente por autoridades policiais do Reino Unido, Estados Unidos, Bélgica, Malta e Canadá, com atividades internacionais coordenadas pela Europol.

    A Europol alerta que não são apenas as celebridades que estão sob esse tipo de ataque; qualquer pessoa com um telefone celular pode ser vítima de SIM-swapping. Para evitar esse tipo de ataque, mantenha o software de seus dispositivos atualizado; não responda a e-mails suspeitos nem interaja pelo telefone com pessoas que solicitam informações pessoais; limite a quantidade de dados pessoais que você compartilha online; utilize a autenticação de dois fatores para seus serviços online; e quando possível, não associe o seu número de telefone a contas online confidenciais.

    O vídeo abaixo (em inglês), publicado pela Europol, explica um pouco mais sobre como os ataques acontecem:

     


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

×
×
  • Criar Novo...