Ir para conteúdo
  • Gangue é acusada de fraude e extorsão via SIM-swapping


    Bruna Chieco

    Uma gangue formada por oito americanos e um irlandês foi acusada de SIM-swapping, clonagem do SIM card (chip) de celulares. De acordo com o blog KrebsOnSecurity, os golpistas teriam sequestrado os números de celulares via clonagem do SIM card. O golpe funciona da seguinte maneira: os golpistas subornam ou enganam vendedores dos aparelhos celulares e tomam o controle do número do aparelho da vítima. Assim, eles conseguem desviar todo o conteúdo de mensagens e ligações para seus próprios aparelhos, trocando senhas para outras contas vinculadas ao número invadido, mesmo protegidas por autenticação de dois fatores (2FA).

    Os membros da gangue, conhecida como "The Community", supostamente conseguiram arrecadar mais de US$ 2,4 milhões roubando informações e extorquindo pessoas em troca da redefinição das senhas de suas redes sociais.

    Esse golpe também ocorre no Brasil e está ficando cada vez mais comum. É importante priorizar o uso do duplo fator de autenticação por aplicativo (Google Authenticator, Authy, etc.) em vez de SMS (mensagens de texto), pois ninguém está a salvo da clonagem do número, já que funcionários corruptos de operadoras e lojas de venda e habilitação de telefones celulares parecem participar do esquema. Todo cuidado é pouco. ?


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...