Jump to content
  • Golpe afeta contas de nomes importantes no Twitter


    Bruna Chieco

    Dezenas de contas de perfis importantes no Twitter foram utilizadas na última quarta-feira, 15 de julho, como parte de um golpe para roubo de criptomoedas. Segundo o Business Insider, entre as contas afetadas estão a de Bill Gates, Jeff Bezos, Elon Musk, Mike Bloomberg, Warren Buffett, do ex-presidente e atual vice-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e Joe Biden, respectivamente, além de startups de tecnologia e sites relacionados a criptomoedas. As contas da Apple e do próprio time de suporte do Twitter também foram vítimas.

    O golpe aconteceu através de postagens realizadas no perfil oficial dessas personalidades e empresas, que pediam aos seguidores o envio de US$ 1.000 em bitcoin para um endereço específico, prometendo dobrar as contribuições em troca dessa doação. Vários tweets fraudulentos foram excluídos logo após serem publicados.

    Mais tarde, o Twitter disse que o ataque de engenharia social foi coordenado por pessoas que conseguiram acesso a ferramentas e sistemas internos de funcionários da rede social. Os funcionários do Twitter que possuem acesso a essas ferramentas podem redefinir os endereços de e-mail associados às contas. "Nossa investigação continua e esperamos ter mais para compartilhar em breve", disse um porta-voz do Twitter ao Business Insider. 

    essa reportagem da Vice indica que o vazamento pode ter ocorrido internamente, de forma intencional. Supostamente, um funcionário do próprio Twitter fez todo o trabalho e foi pago para isso. O incidente também está relatado no Wikipedia, que indica que no dia 16 de julho, mais de 12 bitcoins haviam sido enviados para um dos endereços envolvidos, valor equivalente a mais de US$ 110 mil. Segundo o Wikipedia, minutos após a publicação dos tweets, mais de 320 transações já haviam ocorrido.

    Um porta-voz do Twitter disse que a empresa ainda está investigando se foi um funcionário sequestrou as contas ou deu acesso à ferramenta para os criminosos. Em uma série de postagens feitas no dia 15 de julho, o Twitter declarou que estava ciente do incidente e tomou medidas significativas para limitar o acesso a sistemas e ferramentas internos enquanto a investigação está em andamento. "Com muita cautela, e como parte de nossa resposta a incidentes para proteger a segurança das pessoas, tomamos a decisão de bloquear todas as contas que tentaram alterado sua senha nos últimos 30 dias", disse. Veja a thread completa:

     



    User Feedback

    Recommended Comments



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...