Jump to content
  • Golpe utiliza convite do Zoom para phishing


    Bruna Chieco
     Share

    A popularidade das plataformas de videoconferência tem atraído cada vez mais a atenção de cibercriminosos e golpistas. Dessa vez, um ataque de phishing vem sendo realizado utilizando usuários do Zoom como alvo. Segundo o Better Business Bureau (BBB), os golpistas enviam um e-mail, texto ou mensagem em rede social com o logotipo do Zoom e uma mensagem dizendo que a conta foi suspensa, solicitando que o usuário clique em um link para reativar.  

    Outro golpe comum utiliza uma mensagem de lembrete sobre uma reunião. Algo do tipo: “Você perdeu uma reunião, clique aqui para ver os detalhes e reagendar”. Os golpistas podem ainda enviar uma mensagem de boas-vindas à plataforma, solicitando que a vítima clique em um link para ativar sua conta.

    Mais de 2.449 domínios relacionados ao Zoom forma registrados pelos golpistas desde o final de abril até o início de maio deste ano, segundo o BBB, e esses nomes de domínio, que incluem a palavra "Zoom", são utilizados para enviar e-mails que parecem ser do serviço oficial de videoconferência. O objetivo é fazer a vítima clicar no link incluído no e-mail, baixando malwares ou sendo direcionanda a uma página onde serão solicitadas informações de login, o que dá aos golpistas acesso à conta.

    Para evitar este tipo de golpe:

    • Verifique com atenção as informações do remetente.
    • zoom.com e zoom.us são os únicos domínios oficiais do Zoom. Se um e-mail vier de um domínio de aparência semelhante que não corresponda exatamente ao nome de domínio oficial, provavelmente é um golpe.
    • Nunca clique em links em e-mails não solicitados. Os golpes de phishing sempre envolvem fazer um indivíduo clicar em um link ou arquivo enviado por e-mail que irá baixar um malware em seu computador. Se você receber um e-mail não solicitado e não tiver certeza de quem realmente veio, nunca clique em nenhum link, arquivo ou imagem que ele possa conter.
    • Se você receber um e-mail informando que há um problema com sua conta e não tiver certeza se é legítimo, entre em contato diretamente com a empresa no site oficial.
     Share


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...