Ir para conteúdo
  • Golpes utilizam fatura da Claro/Net para tentar enganar clientes


    Bruna Chieco

    Golpes de phishing e tentativas de extorsão têm sido cada vez mais comuns e alguns se tornam bem elaborados na medida em que criminosos estão se aprimorando para tentar ao máximo enganar a vítima a pagarem uma quantia de dinheiro sem perceber que estão sendo confundidos. 

    A equipe do Mente Binária recebeu a denúncia de mais uma caso clássico de utilização de faturas falsas para tentar enganar vítimas a pagarem boletos. Desta vez, se trata de uma fatura que imita um boleto da Claro/Net. 

    Boletos.thumb.png.0dcde9d41d3fe31685faa7cf57ecdd56.png

                                                                                                          Boleto original (à esq.) e boleto falso (à dir.) recebidos pelo mesmo cliente

    Neste golpe, há algumas diferenças claras entre o boleto original, à esquerda, e o falso, à direita. Primeiramente, o número do cliente está errado, portanto, não o boleto não foi enviado de algum de dentro da Claro/Net, apesar de ter sido recebido por um cliente da empresa. Outro dica para se proteger de golpes como esse é, caso você seja um cliente da empresa, reparar se o boleto enviado têm as mesmas cores e comunicação dos boletos anteriores, o que não é o caso. 

    A vítima alerta ainda que a conta chegou no mesmo período que chega normalmente a cobrança da Claro/Net, com um vencimento plausível e um valor próximo do real que precisaria ser pago. Mas houve em meio às desconfianças, estava o endereço de e-mail do remetente, que neste caso é do ig, sendo mais um indício de que a conta é falsa.

    FraudeClaroNET.thumb.jpeg.cfd9b4681a84621ad6280c3a4693e770.jpeg

    E-mail recebido utiliza remetente falso


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    A melhor dica, nesses casos, é conferir o código de barras! O boleto fake é emitido por um banco, logo os primeiros números do código de barras é o identificador do banco (ex., 341 se for um boleto do Itaú, 237 se for Bradesco, etc). No boleto real da Claro, por ser uma conta de consumo, os primeiros dígitos são um identificador específico da Claro, 846. O mesmo vale para uma conta da VIVO, da TIM, da sua concessionária de energia elétrica, etc - cada uma dessas empresas tem um identificador único, diferente dos números associados aos bancos.

    Link para o comentário
    Compartilhar em outros sites



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

×
×
  • Criar Novo...