Ir para conteúdo
  • Golpistas enganam usuários do Discord em uma falsa troca de criptomoedas 


    Bruna Chieco

    Golpistas têm procurado vítimas nos servidores de criptomoeda do Discord enviando mensagens privadas que parecem vir de uma plataforma de negociação promissora que distribui criptomoedas. Segundo a Kaspersky, a suposta generosidade varia de mensagem para mensagem, mas no geral diz que o destinatário sortudo foi escolhido aleatoriamente para receber um pagamento impressionante em Bitcoin ou Ethereum.

    A mensagem, repleta de emoji, contém instruções detalhadas e um código para aceitar o presente, bem como um link para se registrar na bolsa de criptomoedas:

    cryptoscam-in-discord-1.thumb.png.79f22b18107f62977c23ac48b081ca5b.png

                                                                                                                                    Mensagem fraudulenta prometendo Ethereum grátis (Fonte: Kaspersky)
     

    O link abre um site que se parece com uma bolsa de criptomoedas, com um layout adaptável, design inteligente e informações sobre a taxa de câmbio, gráficos, livros de pedidos e histórico de negociação que os comerciantes de criptomoedas esperariam ver em uma plataforma de negociação. Os visitantes também encontrarão suporte técnico e várias opções de idiomas: 

    cryptoscam-in-discord-2.thumb.png.e4398e8ae7281e609791d69bd143fe52.png

    Página inicial de uma bolsa de criptomoeda falsa onde os usuários do Discord receberam a promessa de Bitcoin e Ethereum (Fonte: Kaspersky)

     

    Os golpistas até mesmo oferecem às vítimas autenticação de dois fatores para proteger suas contas, além de proteção antiphishing, tentando parecer o mais real possível, quanto o verdadeiro propósito do site é transferir dinheiro da vítima para o criminoso. Para concluir o registro, a vítima precisa fazer um pequeno depósito em criptomoeda ou passar por uma verificação de identidade do Know Your Customer (KYC). 

    Os golpistas parecem estar coletando um banco de dados para vender, pois muitos serviços legítimos, incluindo financeiros, usam esses conjuntos de dados pessoais para confirmar as identidades dos usuários. Após o registro, a vítima deve ativar a chave do prêmio da mensagem no Discord e receber o pagamento. O sistema aceita o código e as moedas Bitcoin ou Ethereum prometidas aparecem em suas contas. Quando a vítima tenta mover as moedas da bolsa para sua própria carteira, no entanto, ela encontra apenas obstáculos.

    A Kaspersky alerta para que nunca se confie em estranhos, especialmente aqueles que oferecem dinheiro de graça; nunca compartilhar informações pessoais com sites nos quais você não confia 100%; tomar especial cuidado com os documentos oficiais e nunca envie fotos deles a ninguém; e definir as configurações de privacidade do Discord para evitar tais ofertas; usar uma solução de segurança confiável.
     


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

×
×
  • Criar Novo...