Jump to content
  • Google apoia projeto para permitir que Linux utilize código Rust


    Bruna Chieco
     Share

    O Google está trabalhando para permitir que código Rust seja utilizado no kernel Linux, o que se trata de uma grande mudança tecnológica e cultural após décadas usando apenas a linguagem C. Para isso, a empresa financiará o projeto com o objetivo aumentar a segurança do sistema operacional, conforme publicou o CNet.

    A empresa já financia um projeto do Internet Security Research Group para deixar toda a Internet mais segura. Trata-se de um módulo para o Apache HTTP web server (ou simplesmente httpd), que é um software livre, sendo o servidor web mais utilizado no mundo, também escrito em linguagem C, utilizando a linguagem chamada Rust.

    Agora, o projeto permite possível adicionar novos elementos escritos em Rust no coração do Linux, chamados de kernel, o que tornaria os sistemas operacionais Android e Chrome do Google mais seguros. Miguel Ojeda está sendo contratado para escrever software em Rust para o kernel Linux. O Google está pagando pelo contrato, que será estendido por meio do Internet Security Research Group. 

    A melhor segurança para o Linux é uma boa notícia para todos, exceto para os atacantes. Além dos sistemas operacionais Android e Chrome, os serviços do Google, como YouTube e Gmail, contam com servidores que executam Linux. Ele também capacita a Amazon e o Facebook, e é um acessório nos serviços de computação em nuvem.

    Não está claro se os líderes do kernel do Linux irão acomodar o Rust. Segundo o CNet, Linus Torvalds, o fundador do Linux, disse que está aberto a mudanças se o Rust para Linux provar seu valor. 

     Share


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...