Jump to content
  • Google lança nova seção sobre transparência e privacidade de aplicativos


    O Google anunciou nesta quinta-feira, 6 de maio, uma nova seção de segurança no Google Play que tem o objetivo de ajudar as pessoas a entender os dados que um aplicativo coleta ou compartilha, se esses dados estão protegidos, e detalhes adicionais que afetam a privacidade e a segurança.

    "Trabalhamos em estreita colaboração com os desenvolvedores para manter o Google Play um espaço seguro e confiável para bilhões de pessoas aproveitarem os aplicativos Android mais recentes", diz Suzanne Frey, VP de produtos, segurança e privacidade Android, em publicação no Droid News.

    Segundo Suzanne, os desenvolvedores de apps querem maneiras simples de comunicar a segurança do aplicativo, que sejam fáceis de entender e ajudem os usuários a fazer escolhas informadas sobre como seus dados são tratados. Ela afirma que os desenvolvedores também desejam fornecer contexto adicional para explicar o uso de dados e como as práticas de segurança podem afetar a experiência do aplicativo. 

    Para isso, além dos dados que um aplicativo coleta ou compartilha, o Google introduziu na seção de segurança informações se:

    • O aplicativo tem práticas de segurança, como criptografia de dados;
    • O aplicativo segue a política do Google para famílias;
    • O aplicativo precisa desses dados para funcionar ou os usuários têm a opção de compartilhá-los;
    • A seção de segurança do aplicativo é verificada por um terceiro independente;
    • O aplicativo permite que os usuários solicitem a exclusão de dados, se decidirem desinstalá-lo.

    O Google pedirá ainda que os desenvolvedores que compartilhem:

    • Que tipo de dados são coletados e armazenados. Entre eles, opções potenciais são localização aproximada ou precisa, contatos, informações pessoais (por exemplo, nome, endereço de e-mail), fotos e vídeos, arquivos de áudio e arquivos de armazenamento;
    • Como os dados são usados (por exemplo, para funcionalidade e personalização do aplicativo).

    Semelhante aos detalhes do aplicativo, como capturas de tela e descrições, os desenvolvedores são responsáveis pelas informações divulgadas em sua seção. O Google Play apresentará uma política que exige que eles forneçam informações precisas, e caso um desenvolvedor tenha deturpado os dados que forneceu, violando a política, o Google pedirá a correção do problema. Os aplicativos que não forem compatíveis estarão sujeitos à aplicação de políticas, diz Suzanne.

    Todos os aplicativos do Google Play, incluindo os próprios aplicativos do Google, serão obrigados a compartilhar essas informações e fornecer uma política de privacidade. "Estamos empenhados em garantir que os desenvolvedores tenham muito tempo para se preparar", destaca Suzanne, informando que a partir do segundo trimestre de 2022, os novos envios e atualizações de aplicativos já devem incluir essas informações.


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...