Jump to content
  • Google remove da Play Store 164 apps com anúncios fora de contexto em 2020


    O Google removeu 164 aplicativos da Play Store no ano passado após pesquisadores de segurança apontarem que os apps estavam bombardeando usuários com anúncios fora de contexto – o termo técnico se refere a anúncios para celular exibidos em um pop-up ou em toda a tela, separados do aplicativo original. Os apps foram desativados nos dispositivos, mas os usuários ainda precisam removê-los manualmente de seus telefones.

    Segundo o ZDNet, a maioria desses 164 aplicativos imitou aplicativos mais populares, copiando funções e nomes de aplicativos estabelecidos para obter downloads rápidos. A empresa de segurança White Ops, que descobriu os aplicativos que abusaram de anúncios fora de contexto, diz que os apps foram baixados mais de 10 milhões de vezes antes de serem descobertos e relatados à equipe de segurança do Google. A lista completa de apps pode ser encontrada no relatório da White Ops.

    Esses tipos de anúncios foram proibidos na Play Store desde fevereiro de 2020. O Google declarou que esses anúncios tornam impossível para os usuários determinar de onde eles partiram, abrindo uma brecha nos dispositivos Android para spam de anúncios silenciosos. A proibição original de anúncios fora de contexto atingiu 600 aplicativos Android, mas ainda assim os desenvolvedores não pararam de utilizar esse mecanismo.

    O ZDNet aponta ainda que em junho e em outubro de 2020, o Google foi forçado a intervir novamente e banir uma onda de 38 e 240 aplicativos, respectivamente, que continuaram abusando desse mecanismo. 


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...