Ir para conteúdo
  • Google trava batalha contra malware Joker há 3 anos


    Bruna Chieco

    Pesquisadores de segurança da Pradeo desmascararam seis aplicativos na Google Play Store que estavam infectados com o malware Joker. No total, os apps tinham mais de 200 mil downloads. O Google trava uma batalha contra o malware Joker há 3 anos, sendo que já removeu mais de 1,7 mil aplicativos infectados desde 2017, mas o malware continua ressurgindo.

    Segundo o ZDNet, o malware finge ser um aplicativo legítimo, mas após a instalação conduz fraude de faturamento enviando mensagens SMS para um número com tarifa premium ou usando a conta da vítima para fazer compras repetidamente usando faturamento WAP.  Ele infecta os aparelhos sem precisar de nenhuma interação com o usuário, o que significa que muitas vezes eles não descobrem que foram enganados até que recebam uma conta de telefone cheia de cobranças adicionais. 

    O Joker é uma das ameaças mais persistentes que a Google Play Store enfrenta, com os invasores usando quase todas as técnicas de camuflagem e ofuscação na tentativa de passar despercebido. Em muitos casos, os aplicativos maliciosos foram capazes de contornar as defesas da Play Store, enviando apps limpos para começar, apenas para adicionar funcionalidades maliciosas em uma data posterior.

    Os autores do Joker tentam encorajar downloads de malware inserindo falsos comentários positivos. Os seis aplicativos descobertos como entregando Joker são: Convenient Scanner 2, Separate Doc Scanner, Safety AppLock, Push Message-Texting & SMS, Emoji Wallpaper, e Fingertip GameBox. Os seis aplicativos já foram removidos da Play Store, mas os usuários que possuem qualquer deles em seus smartphones Android devem removê-los imediatamente.


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...