Jump to content
  • Sign in to follow this  

    H2HC inicia em São Paulo em espaço maior e com diversas atividades


    Bruna Chieco

    Inicia hoje a principal conferência sobre pesquisa e desenvolvimento na área de segurança da informação do Brasil. A Hackers To Hackers Conference (H2HC) ocorre neste sábado e domingo (26 e 27), no Novotel Center Norte, em São Paulo, e este ano o evento promete trazer técnicas que nunca foram vistas ou discutidas com o público anteriormente. O evento é sem fins lucrativos, e o principal objetivo é permitir a disseminação, discussão e a troca de conhecimento sobre segurança da informação entre os participantes e também entre as empresas envolvidas no evento. Durante os dois dias de conferência, ocorrem palestras, oficinas, lightning talks, além dos treinamentos que acontecem nas semanas anteriores e posteriores ao evento.

    A abertura foi conduzida por um dos organizadores do evento, Rodrigo Branco, que apresentou o objetivo do H2HC. Ele contou que para a conferência a programação conta com dois direcionamentos; um deles é a trilha principal de pesquisa. "Esse é o estado da arte da área de segurança, e cujo maior diferencial do conteúdo está na inovação". O segundo é o H2HC University, onde as palestras também são técnicas, mas possuem um foco maior em ensiná-las ao público. Ele disse ainda que desde o ano passado o H2HC teve o Púlpito H2, com lightning talks, que são palestras de 15 a 20 minutos em um espaço a quem quiser se apresentar em uma parte do evento que é auto-organizada. 

    Rodrigo apresentou ainda o Comitê Técnico, composto por organizadores que decidem as palestras apresentadas durante o evento, que inclui pesquisadores da Intel e até avaliadores da Black Hat. Este ano o evento ocorre em uma área comum maior e também conta com o Capture the Flag, dividido em três partes, sendo a primeira OffensiveWay, com desenvolvimento de exploits, engenharia reversa e automação para descobrimento de vulnerabilidades; a segunda PacketWars, com um plano de batalha e de análise forense de diferentes artefatos e imagens; e BlueWars, que é mais avançando na parte defensiva, e necessita de capacidade de detecção de comprometimentos via análise forense testados na etapa anterior, e de habilidades de análise de e correlacionamento de logs.

    Este ano, o jogo está com maiores prêmios concedidos pela Trend Micro e Crowdfense, patrocinadores do evento, e em cada etapa os participantes dos times ganhadores receberão diversos prêmios como itens do evento e livros. O time que conquistar mais pontos na conclusão de todas as etapas irá receber um prêmio especial da Trend Micro, que levará os vencedores da prova para disputar a final da Copa Raimund Genes – competição global de Capture The Flag da empresa em Tóquio, no Japão, que ocorre nos dias 23 e 24 de novembro. 

    Conteúdo — "Esse é o 16º ano do evento, nunca deixamos de fazer em nenhum ano. O evento foi crescendo ao longo do tempo, sempre com foco técnico", Filipe Balestra, um dos organizadores do H2HC, contou ao Mente Binária. "Nosso foco é trazer conteúdo de qualidade. Abrimos para patrocinadores em 2008, pois até então acreditava-se que eles poderiam influenciar no conteúdo da palestra, mas mesmo abrindo, nosso objetivo continua sendo manter um nível técnico bom. Tentamos trazer palestras com conteúdo, pesquisas novas, sem coisas repetidas", destacou Balestra.

    O H2HC teve um crescimento nos últimos anos, incluindo no número de participantes, que subiu de 1,3 mil por dia no ano passado para 1,7 mil este ano, em cada dia de evento. "Nós últimos anos, realizamos a conferência em um outro local, mas já não cabia mais. Este ano, procuramos um ambiente maior para comportar esse crescimento, e a novidade é que foi possível ampliar a área de exposições", contou Balestra. Com mais espaço, a organizações colocou novas villages, incluindo car hacking, na área de exposições, trazendo, assim, mais atividades aos participantes do evento.

    O Mente Binária fará a cobertura da conferência e trará os principais highlights do que ocorrerá durante os dois dias de H2HC. 💚

    Sign in to follow this  


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...