Jump to content
  • Hacker está sabotando operações da botnet Emotet


    Bruna Chieco

    Um hacker vigilante desconhecido vem sabotando as operações da botnet Emotet. Segundo o ZDNet, o malware foi recentemente revivido, mas o hacker está substituindo suas cargas úteis por GIFs animados, impedindo efetivamente as vítimas de serem infectadas.

    A botnet funciona enviando aos alvos um spam, via e-mail, com um documento mal-intencionado do office ou um link para um arquivo mal-intencionado que os usuários precisam baixar. Quando os usuários abrem um desses arquivos ou clicam nos links dentro do arquivo e ativam o recurso "Ativar edição" para permitir a execução de macros (scripts automatizados), eles baixam o malware Emotet e vários de seus componentes da Internet.

    Os componentes de malwares ficam em "sites WordPress invadidos" controlados via web shells. Mas a gangue Emotet usa scripts de código-fonte aberto e também emprega a mesma senha para todos os seus shells da web, expondo sua infraestrutura a ataques fáceis, se alguém adivinhar a senha. Assim, após mais de cinco meses em silêncio, o Emotet voltou à vida na semana passada, e um vigilante desconhecido parece ter descoberto essa senha comum e sabotado o retorno. 

    Quando as vítimas do Emotet abrem os arquivos maliciosos do Office, elas não são infectadas, pois o malware não será baixado e executado em seus sistemas, mas sim um GIF animado. Cerca de um quarto de todos os links diários de carga útil do Emotet estão sendo substituídos por GIFs. Veja alguns exemplos:


     



    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...