Jump to content
  • Interpol convoca agências policiais globais para atuação conjunta contra possível pandemia de ransomware 


    Bruna Chieco
     Share

    O secretário-geral da Interpol, Jürgen Stock (foto), convocou agências policiais em todo o mundo para formar uma coalizão global com parceiros da indústria para prevenir uma potencial pandemia de ransomware. A intenção é interromper efetivamente o ransomware ao adotar a mesma colaboração internacional usada para combater o terrorismo, o tráfico humano ou grupos de máfia.

    Segundo comunicado da Interpol, a convocação para expandir a colaboração contra o ransomware foi feita a partir de uma preocupação com o crescimento exponencial desse tipo de ataque no ecossistema do crime cibernético mais amplo, já que criminosos estão mudando seu modelo de negócios para fornecer Ransomware-as-a-Service (ransomware como serviço).

    O Secretário-Geral da Interpol afirmou que os criminosos de ransomware estão continuamente adaptando suas táticas, operando sem fronteiras e quase com impunidade. “Assim como a pandemia, o ransomware está evoluindo para diferentes variantes, proporcionando altos lucros financeiros aos criminosos”, disse. Ele alertou ainda que o ransomware se tornou uma ameaça muito grande para qualquer entidade ou setor resolver sozinho, e a magnitude desse desafio exige urgentemente uma ação global unida, colocando a Interpol como facilitadora.

    O Fórum Econômico Mundial está atuando em parceria com a Interpol para moldar arquiteturas globais que apoiem essa colaboração e explorem maneiras de encorajar medidas responsáveis. “O ransomware está emergindo como o equivalente ao 'Velho Oeste' do espaço digital, onde qualquer pessoa, em qualquer ponto do tempo, pode se tornar uma vítima. Limitar o ransomware exige esforços coletivos de todos para melhorar a higiene cibernética em todos os setores, aumentar os custos e riscos para os cibercriminosos por meio de esforços disruptivos e reduzir a recompensa aos criminosos”, disse Tal Goldstein, chefe de estratégia do Centro de Segurança Cibernética do Fórum Econômico Mundial.

    (Crédito da imagem: Interpol)

     Share


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...