Ir para conteúdo
  • Livro Programação Shell Linux chega na 12ª edição e é leitura obrigatória para profissionais de tecnologia


    Bruna Chieco

    O livro Programação Shell Linux é uma referência completa sobre programação Shell nos sistemas operacionais Unix/Linux, e chegou na sua 12ª edição depois de mais de 22 anos que o autor, Julio Cezar Neves, veio adaptando essa obra. Apresentando o assunto de forma didática e descontraída, Julio se utiliza de exemplos e dicas de fácil compreensão para explicar para seu público como programar em Shell. Quem pensa que esse é um livro de cabeceira está enganado. É um material prático para ser usado do lado do computador, sendo uma referência completa da linguagem Shell. "Esse livro não é para estudar, é um guia de referência, porque ele está completo", diz o próprio autor, Julio Neves. 

    Ele conta para o Mente Binária como foi seu processo de construção desse rico material. "Tudo começou como uma brincadeira. Durante muitos anos eu fui gestor e de repente eu estava de saco cheio do meu departamento, não queria ficar administrando pessoas. Então resolvi abandonar essa área e voltar para a área técnica". Foi assim que Julio passou a atuar no suporte técnico. No início dos anos 1980, ele já tinha trabalhado desenvolvendo um Unix na Cobra Computadores e Sistemas Brasileiros, hoje BB Tecnologia e Serviços (BBTS). "Eu continuei usando o Unix, porque quando apareceu o primeiro sistema operacional da Microsoft, o DOS, ele saiu da costela do Unix. Se eu já tinha o Shell, para que eu iria usar o DOS?", diz. 

    Assim, Julio decidiu fazer um sistema para protocolo, transferência e check de integridade de arquivos via FTP para a empresa na qual trabalhava. "Eu fiz tudo em Shell". Ele passou a fazer treinamentos com seus colegas na empresa, e acabou escrevendo um manual no qual conta que tinha muita piada e conteúdo descontraído. "A cada treinamento que eu dava eu ia melhorando. Um belo dia minha esposa falou que isso tudo daria um livro", conta Julio. Foi assim que ele publicou a primeira edição do livro Programação Shell Linux, em 2000.

    Motivação

    Os treinamentos internos que Julio fazia em sua empresa sempre davam muita audiência. Ele conta que quando trabalhou na Cobra Computadores, foi feito um convênio com a Universidade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, que cedia as instalações para o pessoal da Cobra dar treinamentos. Em contrapartida, a Cobra dava suporte para a Estácio de graça. "Foi minha primeira experiência dando aula. Eu fiz um curso de didática com técnicas de apresentação e quando fui dar os treinamentos na empresa, anos depois, já tinha essa prática de didática. É uma coisa que gosto de fazer", conta. Hoje, Julio oferece treinamentos sobre Shell Script junto a Rubens Queiroz De Almeida (saiba mais sobre os treinamentos).

    Além do gosto por dar aulas, Julio conta que o livro é uma maneira de disseminar o conteúdo sobre Shell em uma linguagem fácil e acessível, o que não existe em outros materiais. Ele cita o Linux man pages, um manual escrito em inglês rebuscado, sem exemplos. "Praticamente tudo que tem no man pages tem no meu livro, só que o livro tem um monte de exemplo e bom humor. O man page não te ensina a programar, mas só a usar uma instrução. O meu livro mostra as instruções, de forma ordenada, e o funcionamento do Shell. Eu mesmo aprendi Shell pelo man pages, mas é muito chato!", avalia.

    JulioNeves.thumb.jpeg.f2a9ebefd4a219e8905641a9df207f01.jpeg

    "Meu livro mostra as instruções, de forma ordenada, e o funcionamento do Shell" – Julio Neves

     

    Por que um profissional precisa ter conhecimento de Shell?

    "Uma vez eu dei uma palestra sobre Shell e na hora das perguntas um cara falou que não gostava da linguagem. E eu falei que sem o Shell, o Linux não existe. Quando você dá boot na máquina, ela executa centenas de scripts em Shell; quando você loga, ela roda dezenas de scripts em Shell. Tudo que é feito na máquina está em C ou em Shell. O administrador de sistemas antigamente era obrigado a conhecer profundamente Shell", explica. 

    Na área de segurança, a necessidade desse conhecimento é igualmente importante, conforme explica Fernando Mercês, que é pesquisador na Trend Micro e fundador do Mente Binária. "O Linux é um sistema operacional obrigatório na área de segurança. Quem não conhece Linux, não consegue andar nessa área. E o Shell é o coração do Linux, é por onde um usuário controla o sistema inteiro e usa todos os recursos. Programar em Shell é obrigatório para automatizar o que precisa ser automatizado no Linux", explica Mercês.

    Ele conta que no lado dos ataques, por exemplo, do ponto de vista de segurança ofensiva, e também para criar defesas e ações de proteção de um servidor Linux diante de algum ataque, é preciso usar programação em Shell. "Se seu sistema Linux está sob ataque, você detectou isso e vai bloquear a comunicação do atacante para com o seu servidor, e isso vai ser um comando em Shell do Linux. Além do Linux ser um sistema operacional que precisa ser conhecido, programá-lo bem e saber operá-lo em nível de programação via Shell é essencial para um bom profissional, e um grande diferencial para profissionais de tecnologia em geral", destaca Mercês. 

    Para Julio Neves, não saber programar em Shell pode ser inclusive um risco de segurança. "A pessoa tem que saber Shell, porque a interface gráfica não sabe tudo sobre a digitação, e aí se ele tiver alguma dúvida, vai recorrer à Internet. Se ela fizer isso, pode colocar dentro do computador algo que pode ser ruim, um malware", diz.

    "Meu nível de Shell depois desse livro ficou muito acima da média", diz Fernando Mercês 

    Na experiência de Mercês, de fato o livro Programação Shell Linux é o material mais completo que se tem em língua portuguesa sobre o assunto. "Quando comecei a estudar Linux, em 2008, vi que os materiais que tratam do assunto introduzem o Shell, mas não vão muito além disso. Aí comprei a 6ª edição desse livro do Julio e me impressionei, porque além de ser muito mais profundo que as introduções que eu tinha lido, a didática é impecável. O livro realmente ensina a programar com alguém que sabe muito", conta. 

    "Meu nível de Shell depois desse livro ficou muito acima da média, mesmo no meio do mundo Linux, porque esse conhecimento veio de alguém que não simplesmente estudou, aprendeu e escreveu um livro. O Julio fez parte do time de desenvolvimento de um Unix. Ele foi capaz de criar um Shell. É uma pérola no Brasil". 

    12ª edição

    Julio Neves conta que ao longo do tempo, as edições do livro foram "engordando", cada vez contendo mais material. Mas nessa 12ª edição, ele acabou publicando o livro em uma nova editora, a Novatec, muito motivado a baixar o custo. "Eu estava achando o preço do livro um absurdo e resolvi pegar o livro, que tinha duas partes, um Shell básico e um Shell programação, e tirei o Shell básico para diminuir o custo do livro". 

    Ainda assim, o material continua com 600 páginas, já que ao longo do tempo Julio foi agregando mais conhecimento. "Na primeira edição eu disse que o intuito do livro não era ser um compêndio sobre Shell. Hoje, coloco ele como uma referência sobre Shell", destaca.

    O livro pode ser comprado online nesse link, e tem um cupom de 25% de desconto válido até o dia 30 de julho. Para utilizar, basta digitar PROGSHELL na hora de realizar a compra.

    capa.jpg.576ea1ccf6d5eee239ef2935ea964bc8.jpg

    Capa do livro Programação Shell Linux – 12ª Edição

     

    Falando em referência, o Julio também é uma inspiração para nós do Mente Binária, afinal foi o primeiro entrevistado no programa Papo Binário, em janeiro de 2016. Assista na íntegra:

     


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...