Jump to content
  • Sign in to follow this  

    Maior parte do tráfego de dispositivos IoT não está criptografado


    Bruna Chieco

    Uma pesquisa realizada pela Unit 42 sobre o atual cenário de ameaças à Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) revelou que 98% de todo o tráfego de dispositivos IoT não é criptografado, expondo dados pessoais e confidenciais na rede e permitindo que atacantes monitorar o tráfego de rede, coletar informações pessoais ou confidenciais e explorar esses dados para obter lucro. A pesquisa foi realizada com 1,2 milhão de dispositivos instalados em empresas e organizações de saúde nos Estados Unidos.

    O levantamento revelou também que 51% das ameaças para organizações de assistência médica envolvem dispositivos de imagem, interrompendo a qualidade do atendimento e permitindo que os invasores acessem os dados de pacientes que ficam armazenados nesses dispositivos. Além disso, 72% das redes locais virtuais (VLANs) de assistência médica combinam ativos de IoT e TI, permitindo que um possível malware se espalhe dos computadores dos usuários para dispositivos vulneráveis conectados à mesma rede.

    A pesquisa mostra que 57% dos dispositivos de IoT são vulneráveis a ataques de gravidade média ou alta, enquanto 41% dos ataques exploram as vulnerabilidades do dispositivo. Os ataques relacionados à senha continuam a prevalecer nos dispositivos IoT devido a senhas fracas definidas pelo fabricante e práticas inadequadas de segurança de senha. Já publicamos aqui uma notícia sobre o risco do uso de senha fracas nesses dispositivos. 

    A Unit 42 destaca também como notável no resultado de sua pesquisa que 83% dos dispositivos de imagens médicas são executados atualmente em sistemas operacionais não suportados, deixando as organizações hospitalares vulneráveis a ataques que podem interromper cuidados ou expor informações médicas confidenciais. 

    O relatório está disponível, em inglês, com mais detalhes sobre o resultado da pesquisa.

    Sign in to follow this  


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...