Ir para conteúdo
  • Malware Anubis retorna com mais de 17 mil amostras


    Bruna Chieco

    O malware que afeta Android, Anubis, foi identificado novamente em janeiro deste ano em dois servidores, contendo cerca de 17,5 mil amostras. De acordo com a Trend Micro, o malware fez parte do  cenário de ameaças móveis de 2018, em que trojans bancários diversificaram suas táticas e técnicas para evitar sua detecção e ganhar dinheiro com ataques. 

    O Anubis passou por várias mudanças desde sua primeira aparição, sendo usado para ciberespionagem e como um malware bancário, combinando roubo de informação e ataques de ransomware. A empresa de segurança identificou a nova versão do malware em meados de janeiro de 2019, utilizando uma infinidade de técnicas, incluindo o uso de sensores baseados em movimento para evitar análises de sandbox e sobreposições de telas para roubar informações pessoais.

    Entre os recursos de roubo de informações do Anubis está a captura de tela do dispositivo infectado; controle remoto do dispositivo via VNC; gravação de áudio; envio, recebimento e exclusão de SMS; ativação ou configuração de administração de dispositivos; obtenção das tarefas em execução do dispositivo; roubo da lista de contatos; execução de uma URL especificada; desligamento do Google Play Protect e bloqueio da tela do dispositivo. Os atacantes também podem criptografar arquivos, incluindo aqueles armazenados no cartão SD, encontrar ou localizar arquivos, obter a localização do dispositivo e recuperar comandos de controle remoto de mídias sociais.

    O Anubis também tem uma lista de aplicativos dos quais ele rouba dados pessoais e financeiros, sendo que o alvo do malware são 188 aplicativos relacionados a bancos e finanças, a maioria na Polônia, Austrália, Turquia, Alemanha, França, Itália, Espanha, EUA e Índia. Mesmo que o Brasil não esteja na lista, é recomendável verificar a segurança de qualquer aplicativo que for baixado no seu dispositivo móvel. ?


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...