Jump to content
  • Sign in to follow this  

    Malware Anubis retorna com mais de 17 mil amostras


    Bruna Chieco

    O malware que afeta Android, Anubis, foi identificado novamente em janeiro deste ano em dois servidores, contendo cerca de 17,5 mil amostras. De acordo com a Trend Micro, o malware fez parte do  cenário de ameaças móveis de 2018, em que trojans bancários diversificaram suas táticas e técnicas para evitar sua detecção e ganhar dinheiro com ataques. 

    O Anubis passou por várias mudanças desde sua primeira aparição, sendo usado para ciberespionagem e como um malware bancário, combinando roubo de informação e ataques de ransomware. A empresa de segurança identificou a nova versão do malware em meados de janeiro de 2019, utilizando uma infinidade de técnicas, incluindo o uso de sensores baseados em movimento para evitar análises de sandbox e sobreposições de telas para roubar informações pessoais.

    Entre os recursos de roubo de informações do Anubis está a captura de tela do dispositivo infectado; controle remoto do dispositivo via VNC; gravação de áudio; envio, recebimento e exclusão de SMS; ativação ou configuração de administração de dispositivos; obtenção das tarefas em execução do dispositivo; roubo da lista de contatos; execução de uma URL especificada; desligamento do Google Play Protect e bloqueio da tela do dispositivo. Os atacantes também podem criptografar arquivos, incluindo aqueles armazenados no cartão SD, encontrar ou localizar arquivos, obter a localização do dispositivo e recuperar comandos de controle remoto de mídias sociais.

    O Anubis também tem uma lista de aplicativos dos quais ele rouba dados pessoais e financeiros, sendo que o alvo do malware são 188 aplicativos relacionados a bancos e finanças, a maioria na Polônia, Austrália, Turquia, Alemanha, França, Itália, Espanha, EUA e Índia. Mesmo que o Brasil não esteja na lista, é recomendável verificar a segurança de qualquer aplicativo que for baixado no seu dispositivo móvel. 😉

    Sign in to follow this  


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...