Ir para conteúdo
  • Malwares pirateados desestimulan cibercriminosos 


    Bruna Chieco

    Cibercriminosos podem ser perseguidos não somente por policiais ou agentes federais, mas também por seus colegas. O The Register publicou que a analista de ameaças e inteligência da Recorded Future, Winnona DeSombre, mergulhou em uma investigação em fóruns e chats frequentados por autores de malwares e descobriu que há uma briga constante entre esses autores e atacantes que pirateiam os malwares e os vendem ou apenas doam. Winnona revelou durante o evento de segurança da informação BSides, realizado em Las Vegas na semana passada, que, em outras palavras, os softwares maliciosos são pirateados por seus próprios colegas e redistribuídos como aplicativos legítimos, o que faz com que os cibercriminosos que desenvolveram o malware não ganhem dinheiro com sua distribuição. 

    Um exemplo citado pela pesquisadora durante o evento foi de um cavalo de Tróia denominado AZORult e que coleta senhas, cookies, histórico de navegação e outros dados de computadores com sistema operacional Windows infectados. O trojan era comprado de seu autor e se tornou tão popular que a versão pirateada foi amplamente utilizada. Logo que as primeiras versões pirateadas começaram a aparecer, apenas alguns meses após o lançamento inicial, o criador do AZORult atualizou o malware, adicionando novos recursos, com uma exfiltração de dados mais rápida, mas os piratas entraram novamente em ação e lançaram sua própria versão atualizada. Isso fez com que o vendedor original saísse do mercado.

    Por fim, desestimular criadores de malwares a criarem novos softwares maliciosos parece ser um resultado positivo da ação desses piratas para o mercado da segurança da informação. ?


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...