Ir para conteúdo
  • Natura tem vazamento de dados de 250 mil clientes


    Bruna Chieco

    A Natura teve um vazamento de dados. O pesquisador da SafetyDetective, Anurag Sen, descobriu no mês passado que dois servidores hospedados na Amazon pertencentes à Natura estavam sem proteção. Segundo o The Hacker News, os servidores, com 272 GB e 1,3 TB de tamanho, guardavam mais de 192 milhões de registros. Os dados expostos incluem informações de identificação pessoal de 250 mil clientes, além dos cookies de login de suas contas e arquivos contendo registros dos servidores e usuários. Cerca de 90% dos usuários afetados são clientes brasileiros, embora outras nacionalidades também estejam presentes.

    O servidor comprometido continha logs de API de sites e sites móveis, expondo todas as informações do servidor de produção, descobriu o pesquisador. Além disso, vários "nomes de buckets da Amazon" foram mencionados no vazamento, incluindo documentos em PDF referentes a acordos formais entre várias partes. Ainda segundo a notícia, as informações vazadas também incluem detalhes da conta de pagamento Moip com tokens de acesso para quase 40 mil usuários do wirecard.com.br que o integraram às suas contas Natura. 

    As informações pessoais sensíveis vazadas dos clientes incluem nome completo; nome de solteira da mãe; data de nascimento; nacionalidade; gênero; senhas de login com hash com sais; nome de usuário e apelido; detalhes da conta MOIP; credenciais de API com senhas não criptografadas; compras recentes; número de telefone; e-mail e endereços físicos; e token de acesso para wirecard.com.br. O servidor desprotegido também possuía um arquivo de certificado .pem secreto que contém a chave/senha do servidor Amazon EC2 onde o site Natura está hospedado. Se explorada, a chave do servidor permite que atacantes injetem diretamente um skimmer digital no site da empresa para roubar os detalhes do cartão de crédito dos usuários em tempo real.

    A recomendação para quem possui uma conta na Natura é manter-se vigilante contra roubo de identidade, alterar a senha da conta e acompanhar de perto as transações do cartão de pagamento para detectar sinais de qualquer atividade suspeita.

    Editado por Bruna Chieco


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...