Ir para conteúdo
  • Nobel de Química premia duas cientistas por sistema de edição genética


    Bruna Chieco

    Duas cientistas mulheres foram anunciadas como vencedores do Prêmio Nobel de Química de 2020 nesta quarta-feira, 7 de outubro: Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna. Elas receberam o prêmio em conjunto por “pelo desenvolvimento de um método para edição do genoma”.

    As cientistas descobriram uma das ferramentas mais afiadas da tecnologia genética: a tesoura genética CRISPR/Cas9, segundo informou o Comitê do Prêmio Nobel em um comunicado. “Com isso, pesquisadores podem mudar o DNA de animais, plantas e microrganismos com altíssima precisão. Essa tecnologia teve um impacto revolucionário nas ciências da vida, está contribuindo para novas terapias contra o câncer e pode tornar realidade o sonho de curar doenças hereditárias", continua o comunicado.

    O anúncio das vencedoras foi feito pelo Twitter do prêmio Nobel logo pela manhã:

    Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna dividirão igualmente o prêmio em dinheiro de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,11 milhão). A descoberta das tesouras genéticas foi inesperada, segundo o comunicado. Durante os estudos de Emmanuelle Charpentier sobre o Streptococcus pyogenes, uma das bactérias que mais prejudicam a humanidade, ela descobriu uma molécula até então desconhecida, o tracrRNA. 

    Seu trabalho mostrou que o tracrRNA faz parte do antigo sistema imunológico das bactérias, CRISPR/Cas, que desarma os vírus clivando seu DNA. Ela publicou sua descoberta em 2011 e, no mesmo ano, iniciou uma colaboração com Jennifer Doudna, uma bioquímica experiente com vasto conhecimento de RNA. Juntas, elas conseguiram recriar a tesoura genética da bactéria em um tubo de ensaio e simplificar o tesoura os componentes moleculares para que sejam mais fáceis de usar.

    Assim, as cientistas foram capazes de reprogramar as tesouras genéticas e, eventualmente, provaram que podiam ser controladas para cortar qualquer molécula de DNA em um local predeterminado. Assista ao anúncio do Prêmio:

     

    Editado por Bruna Chieco


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...