Jump to content
  • Nobel de Química premia duas cientistas por sistema de edição genética


    Duas cientistas mulheres foram anunciadas como vencedores do Prêmio Nobel de Química de 2020 nesta quarta-feira, 7 de outubro: Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna. Elas receberam o prêmio em conjunto por “pelo desenvolvimento de um método para edição do genoma”.

    As cientistas descobriram uma das ferramentas mais afiadas da tecnologia genética: a tesoura genética CRISPR/Cas9, segundo informou o Comitê do Prêmio Nobel em um comunicado. “Com isso, pesquisadores podem mudar o DNA de animais, plantas e microrganismos com altíssima precisão. Essa tecnologia teve um impacto revolucionário nas ciências da vida, está contribuindo para novas terapias contra o câncer e pode tornar realidade o sonho de curar doenças hereditárias", continua o comunicado.

    O anúncio das vencedoras foi feito pelo Twitter do prêmio Nobel logo pela manhã:

    Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna dividirão igualmente o prêmio em dinheiro de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,11 milhão). A descoberta das tesouras genéticas foi inesperada, segundo o comunicado. Durante os estudos de Emmanuelle Charpentier sobre o Streptococcus pyogenes, uma das bactérias que mais prejudicam a humanidade, ela descobriu uma molécula até então desconhecida, o tracrRNA. 

    Seu trabalho mostrou que o tracrRNA faz parte do antigo sistema imunológico das bactérias, CRISPR/Cas, que desarma os vírus clivando seu DNA. Ela publicou sua descoberta em 2011 e, no mesmo ano, iniciou uma colaboração com Jennifer Doudna, uma bioquímica experiente com vasto conhecimento de RNA. Juntas, elas conseguiram recriar a tesoura genética da bactéria em um tubo de ensaio e simplificar o tesoura os componentes moleculares para que sejam mais fáceis de usar.

    Assim, as cientistas foram capazes de reprogramar as tesouras genéticas e, eventualmente, provaram que podiam ser controladas para cortar qualquer molécula de DNA em um local predeterminado. Assista ao anúncio do Prêmio:

     

    Edited by Bruna Chieco


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...