Ir para conteúdo
  • Novo ransomware pode usar mesmo código de malware do Ryuk


    Bruna Chieco

    O Conti Ransomware é uma ameaça futura que tem como alvo redes corporativas. O ransomware possui novos recursos que permitem realizar ataques mais rápidos e direcionados. Segundo o BleepingComputer, há também indícios de que esse ransomware compartilha o mesmo código de malware que o Ryuk. O BleepingComputer começou a rastrear o Conti no início de junho de 2020.

    De acordo com o ZDNet, o Conti está usando até 32 threads de CPU simultâneos para criptografar arquivos em computadores infectados, com velocidades de criptografia extremamente rápidas. O ransomware foi visto pela primeira vez distribuído em ataques isolados no final de dezembro de 2019. Ao longo do tempo, os ataques aumentaram lentamente até o final de junho deste ano, quando houve um aumento de vítimas no site de identificação de ransomware ID Ransomware. 

    Os operadores da Conti violam as redes corporativas e se espalham lateralmente até conseguirem obter credenciais de administrador de domínio. Depois que os privilégios administrativos são alcançados, os agentes da ameaça implantam o ransomware e criptografam os dispositivos. No momento, não se sabe se os atacantes também roubam arquivos das redes de suas vítimas antes de criptografá-los.

    Embora não esteja 100% claro se o Conti é sucessor do Ryuk, os gráficos de envio no ID Ransomware mostram que os ataques do Conti aumentaram, enquanto os do Ryuk foram diminuindo. Em agosto de 2017, o Hermes Ransomware estava sendo vendido em um fórum, e pesquisadores acreditam que cibercriminosos podem ter comprado esse construtor de ransomware e o transformado no Ryuk.

    Em algum momento, os atacantes que usam o Ryuk se fragmentaram, renomearam ou decidiram fazer a transição para o nome “Conti”, que parece basear-se no código da versão 2 do Ryuk. Além das semelhanças no código do malware, foi observada uma nota de resgate mais descritiva do Conti com o mesmo template utilizado pelo Ryuk em ataques anteriores. Além disso, a mesma infra-estrutura do TrickBot é usada pelos agentes de ameaças Ryuk e Conti como parte dos ataques de ransomware. Por isso, é possível que o Conti esteja vinculado ao mesmo grupo de desenvolvedores do Ryuk.


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...