Ir para conteúdo
  • Operação Data Broker prende criminosos que aplicavam golpe via WhatsApp


    Bruna Chieco

    A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), deflagrou nesta sexta-feira, 4 de setembro, a Operação Data Broker, que desarticulou uma organização criminosa especializada na prática de fraudes através do WhatsApp. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nos estados do Goiás e de Minas Gerais, mas há notícias da prática do crime também no Tocantins, no Pará, em Santa Catarina, na Paraíba, no Piauí e no Ceará.

    Os criminosos criavam perfis fakes no WhatsApp utilizando-se de imagens e identificação de médicos, dentistas, promotores de justiça e juízes, e enviavam mensagens para os familiares próximos desses profissionais. Após a troca de algumas mensagens, o criminoso solicitava depósito de valores em contas de terceiros, geralmente no valor de R$ 100 a R$ 200. Os donos das contas ilegais, chamados laranjas, repassavam o valor aos criminosos. 

    Segundo informações da Operação data Broker, os criminosos conseguiram as informações sobre os parentes das vítimas por meio de bancos de dados ilegais disponibilizados na Internet. Oito sites ilegais serão removidos após a operação.
     


    363522179_WhatsAppImage2020-09-04at08_19_06.thumb.jpeg.c6afe914dced801d1bf6787861c73aee.jpeg

    523207581_WhatsAppImage2020-09-04at08_19_09.thumb.jpeg.1328703e946fdfc544b2b16a6ab39408.jpeg

     

    As autoridades orientam ainda que as pessoas fiquem alertas em relação a qualquer mensagem com solicitação de dinheiro via mensagem, checando a veracidade do contato e suspeitando caso haja mudança no número do telefone e pedidos por depósitos urgentes em contas de terceiros. 

    A Operação Data Broker envolveu 108 policiais penais, 7 policiais civis, e contou com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Coordenação Geral de Combate ao Crime Organizado/Diretoria de Operações/Secretaria de Operações Integradas. 

    Editado por Bruna Chieco


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...