Jump to content
  • Operação de ransomware DarkSide é encerrada após criminosos perderem acesso a servidores


    Bruna Chieco
     Share

    A operação de ransomware DarkSide foi supostamente encerrada depois que os agentes da ameaça perderam o acesso aos seus servidores. Segundo o BleepingComputer, a carteira de criptomoeda da operação foi transferida para uma carteira desconhecida. A notícia, descoberta primeiramente pelo pelo pesquisador da Recorded Future, Dmitry Smilyanets, foi compartilhada por um ator de ameaças conhecido como 'UNKN', o representante público da gangue rival de ransomware REvil.

    Pesquisadores da Kaspersky também compartilharam com o Threatpost um mensagem da gangue do DarkSide dizendo que haviam perdido o acesso à parte pública de sua infraestrutura, especificamente os servidores de seu blog, processamento de pagamento e negação de serviço (DoS).

    A gangue arrecadou US$ 9,4 milhões em pagamentos de resgate esta semana das empresas Brenntag e Colonial Pipeline, sendo esta última um dos maiores oleodutos dos Estados Unidos, que sofreu graves decorrências após o ataque cibernético, conforme informou o The Guardian. Após o ataque, a Colonial Pipeline disse que fechou seus 5.500 milhas de oleoduto, que transporta 45% do abastecimento de combustível da costa leste do país.

    O Intel471 obteve acesso à mensagem completa enviada aos afiliados da operação de ransomware como serviço DarkSide. A mensagem diz que o DarkSide decidiu encerrar sua operação "devido à pressão dos Estados Unidos" e depois de perder o acesso a seus servidores públicos.

    O fim das atividades do DarkSide coincide com o anúncio das autoridades americanas sobre a intenção de perseguir a gangue. O presidente dos Estados Unidos Joe Biden disse que o país iria atrás do grupo depois que um de seus ataques paralisou o importante oleoduto de transporte de combustível. O próprio FBI divulgou comunicado se comprometendo com as investigações acerca do ataque:

    Ainda não há confirmação sobre o envolvimento das autoridades americanas no encerramento da operação DarkSide.

     Share


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...