Jump to content
  • Sign in to follow this  

    Palestra discute como proteger dados na área biomédica


    Bruna Chieco

    A pesquisadora de segurança da informação da área de saúde, Nina Alli, apresentou uma palestra no segundo dia de H2HC mostrando como esse setor ainda possui muitos riscos em termos de cibersegurança, já que os dados de pacientes são extremamente sensíveis e o uso de dispositivos nos tratamentos e exames não são tão seguros para proteger esses dados. "Os dados médicos têm tudo: nome completo, endereço, número de telefone, carteira de motorista… se seu cartão de crédito for roubado, os danos são menores, mas e se esses dados forem roubados?", questionou.

    Algumas soluções são buscadas para tentar trazer mais segurança a uma área onde muita tecnologia é usada mas ninguém sabe direito como e nem a procedência desses dispositivos e seus riscos. Uma delas são formulários que visam estimular os hospitais a contarem como os registos médicos são utilizados por meio de um questionário massivo sobre os dispositivos e softwares que eles usam. "Isso nos ajuda a saber o que está sendo feito com os dados", disse Nina. Mas ela complementou dizendo que isso ainda não é o suficiente, e é preciso buscar novas formas de solucionar os riscos que a área de saúde carrega com a detenção de dados sensíveis de pacientes.

    Aí que entram os hackers. Nina destacou o trabalho realizado na DEF CON no espaço Biohacking Village que estimula participantes a buscar soluções para esses dispositivos inseguros por meio de competições. Uma das atividades é o Medical Device CTF (Capture The Flag), na qual hackers trabalham para defender um hospital em uma corrida contra o relógio, num cenário técnico em um ambiente hospitalar imersivo. Outra iniciativa dentro da Biohacking Village é a Research Competition, onde novas ideias na área de biotecnologia e segurança são destacadas e os vencedores recebem financiamento para continuar suas pesquisas na área biomédica.

    Edited by Bruna Chieco

    Sign in to follow this  


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...