Ir para conteúdo
  • Pesquisadores da Universidade de Chicago criam tecnologia para enganar reconhecimento facial


    Bruna Chieco

    Pesquisadores da Universidade de Chicago desenvolveram um estudo sobre uma tecnologia capaz de enganar as técnicas de reconhecimento facial. O Fawkes é um sistema que ajuda indivíduos a "inocular" suas imagens contra modelos de reconhecimento facial não autorizados. Segundo artigo publicado pelo grupo de pesquisadores (em inglês), isso é possível pois os usuários adicionam alterações imperceptíveis aos olhos humanos no nível de pixel (as chamadas "capas") às suas próprias fotos antes de liberá-las. 

    As imagens "camufladas" produzem modelos funcionais que fazem com que as imagens normais do usuário sejam identificadas incorretamente ao serem usadas para treinar modelos de reconhecimento facial. Segundo amostra colhida pelos pesquisadores, o Fawkes oferece proteção de mais de 95% contra o reconhecimento do usuário, independentemente de como os rastreadores treinam seus modelos. "Alcançamos 100% de sucesso em experimentos com os serviços de reconhecimento facial de ponta da atualidade. Finalmente, mostramos que o Fawkes é robusto contra uma variedade de contramedidas que tentam detectar ou interromper capas de imagens", diz o artigo.

    A partir desse sistema, é possível usar essas fotos "camufladas" para compartilhamento nas redes sociais, ou enviá-las a amigos, da mesma forma que é feita com qualquer outra foto. No entanto, se alguém tentar usar essas fotos para criar um modelo de reconhecimento facial, as imagens "camufladas" ensinarão ao modelo uma versão distorcida daquela imagem. Assim, se alguém tentar identificar essa pessoa usando uma imagem inalterada, esse reconhecimento falha.

    Contudo, esse sistema ainda não parece ser a solução mais eficiente para proteger as pessoas do reconhecimento facial, já que há dezenas ou centenas de fotos publicadas on-line que os sistemas já podem ter extraído e treinado para fazer esse reconhecimento.

    Editado por Bruna Chieco


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...