Jump to content
  • Pesquisadores descobrem vulnerabilidades de décadas da Dell


    Bruna Chieco
     Share

    Pesquisadores da SentinelOne descobriram que, desde 2009, vulnerabilidades nos drivers da Dell afetam potencialmente centenas de milhões de máquinas. Os atacantes podem usar os bugs para iniciar uma série de ataques. As cinco falhas de alta gravidade no driver de atualização de firmware da Dell afetam desktops, laptops, notebooks e tablets da fabricante.

    As descobertas do SentinelLabs foram relatadas à Dell em 1º de dezembro de 2020 e são rastreadas como CVE-2021-21551. A Dell, por sua vez, lançou uma atualização de segurança para seus clientes para resolver a vulnerabilidade.

    Em publicação no Blog do SentinelLabs, o pesquisador relata o processo de investigação da postura de segurança do módulo de driver de atualização de firmware versão 2.3 (dbutil_2_3.sys). O componente vem pré-instalado na maioria das máquinas Dell que executam o Windows e máquinas Windows recém-instaladas que foram atualizadas. 

    O driver chamou a atenção do pesquisador devido ao uso do Process Hacker, que tem um recurso que exibe uma mensagem de notificação toda vez que um serviço é criado ou excluído. Isso o levou à descoberta dos cinco bugs de alta gravidade que permaneceram ocultos por 12 anos. 

    As falhas de alta gravidade podem permitir que qualquer um aumente privilégios e execute o código no modo kernel. Entre os abusos das vulnerabilidades está o fato de que elas podem ser usadas para contornar produtos de segurança. Um invasor com acesso à rede de uma organização também pode executar código em sistemas Dell sem patch e usar essa vulnerabilidade para obter elevação local de privilégio. 

    (Crédito da imagem: Wikipedia)

     Share


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...