Ir para conteúdo
  • Pesquisadores revelam 0-days no iOS


    Bruna Chieco

    Pesquisadores da ZecOps anunciaram que clientes foram alvo de dois exploits 0-day para iOS no ano passado. Segundo relatório da empresa, as vulnerabilidades encontradas em iPhones permitem execução remota de código e um invasor pode infectar remotamente um dispositivo enviando e-mails que consomem uma quantidade significativa de memória.

    O escopo do ataque consiste em enviar um e-mail especialmente criado (ou seja, falso) para a caixa de correio da vítima, permitindo que ela ative a vulnerabilidade por meio do aplicativo Mail (nativo) no iOS 12 ou no iOS 13. A vulnerabilidade não requer necessariamente um e-mail grande para consumir RAM. Segundo a ZecOps, a vulnerabilidade de estouro na heap também está sendo explorada. Além disso, a falha pode ser acionada antes do download de todo o e-mail, portanto, o conteúdo não permanece necessariamente no dispositivo.

    Os ataques no iOS 13 são não assistidos (ou seja, requerem zero cliques) quando o aplicativo Mail é aberto em segundo plano. Já no iOS 12, o ataque requer um clique no e-mail e será acionado antes da renderização do conteúdo, fazendo com que o usuário não note nada de anormal no próprio e-mail. Ataques não assistidos no iOS 12 podem ser acionados se o invasor controlar o servidor de e-mail. A ZecOps diz ainda que as vulnerabilidades existem pelo menos desde o iOS 6.

    Segundo a ZecOps, os alvos desse ataque foram indivíduos de uma organização da Fortune 500 na América do Norte; um executivo de uma transportadora no Japão; um VIP da Alemanha; MSSPs da Arábia Saudita e Israel; um jornalista na Europa; e há ainda um possível ataque a um executivo de uma empresa suíça.

    A empresa informa ainda que todas as versões testadas do iOS são vulneráveis, incluindo o iOS 13.4.1. "Com base em nossos dados, esses erros foram verificados no iOS 11.2.2 e, potencialmente, em versões anteriores. Os sistemas iOS 6 para cima também são vulneráveis. As versões anteriores ao iOS 6 podem estar vulneráveis, mas não foram verificadas", disse a ZecOps. A Apple corrigiu as vulnerabilidades no iOS 13.4.5 beta.


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...