Jump to content
  • Pesquisadores encontram mais de 29 mil bancos de dados desprotegidos


    Bruna Chieco
     Share

    Os pesquisadores da CyberNews descobriram que mais de 29 mil bancos de dados em todo o mundo estão desprotegidos e acessíveis ao público. Segundo eles, cerca de 19 mil terabytes de dados estão expostos a qualquer pessoa.

    Esses bancos pertencem a organizações que armazenem informações confidenciais, incluindo senhas, nomes de usuário, varreduras de documentos, registros de saúde, detalhes de contas bancárias e cartões de crédito, bem como outros dados essenciais, todos facilmente pesquisáveis e convenientemente armazenados em um só lugar.

    "Os bancos de dados são um alvo principal para agentes mal-intencionados que desejam explorar sistemas desprotegidos e obter informações lucrativas", diz o CyberNews. Eles explicam ainda que, por estarem desprotegidos, os bancos de dados são facilmente acessados por qualquer pessoa. Por isso, muitas vezes os invasores muitas vezes nem precisam hackeá-los.

    Essas falhas na segurança de bancos de dados costumam fazer com que centenas de milhões de pessoas tenham suas informações pessoais expostas na Internet, permitindo que atacantes os utilizem para uma variedade de fins maliciosos, incluindo phishing e outros tipos de ataques de engenharia social, bem como roubo de identidade.

    Para conduzir a investigação, o CyberNews usou um mecanismo de pesquisa especializado para verificar bancos de dados abertos de três dos tipos de banco de dados mais populares: Hadoop, MongoDB e Elasticsearch.

     Share


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...