Ir para conteúdo
  • Delegado alerta para golpe do WhatsApp envolvendo coronavírus


    Bruna Chieco

    Um delegado da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos de Pernambuco publicou um vídeo alertando sobre golpes envolvendo a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Segundo o Delegado Meneses, o Ministério da Saúde está ligando para pessoas para pegar informações sobre o coronavírus, utilizando um sistema automatizado, mas alguns criminosos se aproveitaram da situação para gravar a ligação e eles mesmos ligam para as pessoas com a gravação do Ministério. No final, os criminosos pedem o envio de um código para validar o cadastro, o que na verdade é um código que permite com que eles obtenham o WhatsApp da vítima.

    O Delegado alerta ainda que a ligação do Ministério da Saúde é legítima e as chamadas são recebidas apenas através dos números 136, ou 0136. "Se for um número privado ou de celular, é golpe", diz. Além disso, nunca é pedido o envio de nenhum código para validação e cadastro. O próprio Ministério da Saúde divulgou o início do monitoramento à distância da saúde da população por meio do TeleSUS, mecanismo que permite a busca ativa para identificar antecipadamente pessoas vulneráveis, com sinais e sintomas de infecção por coronavírus, através do disparo de ligações com atendimento automatizado para encontrar possíveis casos.

    Segundo o comunicado, para que as pessoas tenham a certeza de que é o Ministério da saúde que está ligando, e não um trote ou golpe, aparecerá no identificador de chamadas o número 136, do Disque Saúde. "Essa ação também permitirá o monitoramento à distância das pessoas em isolamento domiciliar, permitindo o acompanhamento do estado de saúde durante todo o período". Em outra publicação, eles reiteraram que o Ministério da Saúde não pede nem recebe doações em dinheiro.

    Esse é um golpe muito comum utilizado por criminosos para tentar clonar WhatsApp de vítimas e, assim, ter acesso aos seus contatos, podendo, por exemplo, pedir dinheiro em nome da pessoa que teve sua conta roubada. O Mente Binária já alertou sobre golpes similares envolvendo o nome de artistas para roubar WhatsApp e divulgou até relatos de vítimas de extorsão por esse tipo de golpe.

    Editado por Bruna Chieco


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...