Ir para conteúdo
  • Microsoft quer eliminar o uso de senhas


    Leandro Fróes

    Vivemos em um mundo onde quase todos os tipos de autenticação digital são baseados em senhas, método já considerado inseguro por vários especialistas. Tendo isto em mente, a Microsoft investiu num projeto que já está em testes nas últimas versões do Windows onde o usuário autentica no sistema sem o uso de senhas.

    No fim do ano passado, a Microsoft relatou as diversas desvantagens de se utilizar senhas, dentre elas: a quebra de senhas fáceis (cracking), difícil memorização, necessidade de troca constante e complexidade exigida. No artigo em que anuncia novas funcionalidades nesta direção, Suzanne Choney, storytelling da empresa, nos conta que a solução para o problema das senhas, segundo a Microsoft, é: você. ?

    Dentre as funcionalidades recém lançadas com o Windows 10 há a autenticação por reconhecimento facial utilizando o Windows Hello, seja para logar no computador ou para acessar algum aplicativo. Vale a pena assistir o vídeo abaixo para entender como o Windows Hello funciona:

     

    Outra funcionalidade bem interessante é a autenticação pelo smartphone utilizando biometria ou PIN através de um recurso chamado Microsoft Authenticator App.

    Estes e outros recursos estarão disponíveis para qualquer usuário (podendo utilizar também 2FA) sem precisar de senhas convencionais.

    A Microsoft deixou claro que irá utilizar as vantagens providas pelas senhas e eliminará as desvantagens, tendo como principal objetivo o compromisso com o usuário final e com a segurança. Será que finalmente veremos o fim das senhas? ?


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...