Jump to content
  • Brasil, fim da década de 90. A internet já oferecia muitos riscos aos nossos sistemas com Windows 95, 98 e Millennium Edition (ME), que poderiam ser facilmente invadidos por "hackers" (sempre eles). A maioria dos usuários, com internet discada ou banda larga, tinha um IP público direto no modem do computador, o que de fato os deixaram bastante expostos. Às vezes bastava um pacotinho mal formado para desligar alguém da internet por exemplo, técnica que ficou conhecida como "ping da morte". 😄 

    Pensando em tornar a internet mais segura, dois desenvolvedores brasileiros, "skymans" e "skull", criaram o Xô BoBus, um software escrito em Visual Basic 6 que monitorava as portas de rede no computador, avisava se alguém tentava conectar e derrubava o possível invasor. O software funcionou bem e se tornou bastante conhecido. Tem inclusiva uma entrada modesta na Wikipédia. O nome do Xô BoBus vem de dois malwares conhecidos da época: Back Orifice (BO) e NetBus. A ideia era espantar estes e outros malwares, intenção que a interjeição "xô" comunica perfeitamente.

    O Xô BoBus alertava se qualquer processo utilizasse bibliotecas para acesso ao rede ou abrisse portas e quem usava podia indicar um nível de confiança no processo, como mostra a Figura 1.

    xbb_bloqueador.png
    Figura 1 - Xô BoBus detectando o uso da Winsock por parte do próprio Windows

    Havia muitos outros recursos, mas um dos mais legais era a monitoração "ativa" de portas. O Xô BoBus efetivamente escutava nas portas protegidas. Isso pode ser questionável, mas impedia que programas maliciosos o fizessem e também permitia que o Xô BoBus respondesse a tentativas de ataque (na verdade qualquer pacote enviado para as portas monitoradas). Na figura 2, mando um texto com o netcat a partir do meu sistema principal para uma máquina virtual de Windows 98 SE com o Xô BoBus instalado. O software "segurava" a conexão e mantinha o atacante "preso" nela. Poderia até responder com uma mensagem. Genial.

    xbb_ataque.png
    Figura 2 - Xô BoBus parando o "ataque" ❤️

    Por admirar o trabalho destes dois, a um tempo atrás eu tentei contato via e-mail com ambos, mas o domínio xobobus.com.br estava fora do ar já. Foi aí que tive a ideia de registrá-lo com o objetivo de manter viva esta memória da internet brasileira. Então baixei o conteúdo do site de 2001 do Wayback Machine, dei uma modernizada no código usando o ChatGPT para reescrever os fontes em HTML5 e pus tudo no ar de novo, com todos os links funcionando, inclusive os de download do programa e atualizações.

    O site segue o mesmo: xobobus.com.br, com os textos integrais, suporte a TLS e links ajustados.

    Se você tem contato com um dos desenvolvedores, por favor fale com a gente. Eu adoraria conversar com eles num programa do Papo Binário e claro, transferir o domínio para eles se assim desejarem.

    Em tempo, tem algum outro projeto brasileiro que você gostaria que não "sumisse" da internet? Conta aí nos comentários. 😉

     

     

    • Curtir 2

    User Feedback

    Recommended Comments

    glauciofonseca

    Posted

    Fernando muito maneiro vc resgatar está memória, lembro deste software na época e cheguei a usa ló. Espero que vc consiga encontrar os dois desenvolvedores e seria top eles baterem um papo com vc lá no canal igual vcs fez com nashleon. Tudo da minha época putz estou ficando velho mesmo kkkk. Abraços irmão.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...