Jump to content
  • Sign in to follow this  

    Possível ataque ao roteador Cisco 1001-X poderia ter consequências mundiais


    Bruna Chieco

    Pesquisadores estão identificando um ataque remoto que pode, potencialmente, permitir uma invasão ao roteador Cisco 1001-X e comprometer dados e comandos que passam por ele. O problema é que esse roteador não é um roteador comum, que as pessoas costumam ter em casa. É muito maior e mais caro, responsável pela conectividade confiável de bolsas de valores, escritórios corporativos, shoppings, entre outros, tendo assim um papel importante em instituições, incluindo aquelas que lidam com dados hipersensíveis.

    De acordo com o site de notícias Wired, a empresa de segurança Red Balloon identificou duas vulnerabilidades. Uma é um bug no sistema operacional IOS da Cisco que permite ao atacante obter acesso remoto aos dispositivos. Essa falha pode ser relativamente fácil de ser resolvida através da aplicação de um patch (correção) de software.

    A segunda vulnerabilidade permite que os atacantes tenham acesso com privilégios administrativos, ignorando a proteção de segurança mais fundamental do roteador, o Trust Anchor. O recurso de segurança da Cisco foi implementado em quase todos os dispositivos corporativos da empresa desde 2013, só que agora foi descoberta uma maneira de contorná-lo, o que afetaria centenas de milhões de unidades Cisco em todo o mundo, desde roteadores corporativos até switches de rede e firewalls. 

    A Cisco informou que vai disponibilizar uma atualização de software para corrigir a falha. 

    Sign in to follow this  


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...