Ir para conteúdo
  • Primeiro ataque cibernético do mundo ocorreu em 1790 


    Bruna Chieco

    Muito antes de violações de dados, malware e ataques de engenharia social, ou até mesmo antes dos computadores existirem, na França de 1790 ocorreu o primeiro "ataque cibernético" do mundo. A NordVPN conta que, quando o país estava à beira de uma revolução, o governo precisava de uma maneira de transmitir mensagens rapidamente, mas naquela época, a maneira mais confiável de se comunicar era usando carruagens de correio ou um mensageiro a cavalo, o que poderia levar dias para chegar ao destinatário. 

     

    O inventor francês, Claude Chappe, apresentou o primeiro sistema de telecomunicações do mundo nessa época, o telégrafo semáforo, que consistia em um grupo de torres que se avistavam por até 20 milhas uma da outra. Cada torre tinha um poste segurando dois braços indicadores móveis, e cada posição do braço era correlacionada a diferentes caracteres do alfabeto. Um operador em cada torre observava os movimentos do semáforo anterior por meio de um telescópio, copiando a mensagem e retransmitindo-a.

     

    A rede de semáforos poderia cobrir a distância de quase 5 mil quilômetros e tinha 566 estações em todo o país, fornecendo inteligência governamental com rapidez e segurança. Os dados transmitidos eram criptografados, em certo sentido, pois apenas altos funcionários nas principais cidades tinham os livros de código para descriptografar os sinais do semáforo.

     

    Samophore-with-text-GIF-scale-down-2x-1.thumb.gif.f6f00e5d90d2b4c1243597fcf3d2bc56.gif

    Como funcionava o telégrafo semáforo (Crédito: NordVPN)

     

    Mas dois irmãos em Bordeaux planejaram o primeiro ataque cibernético de telecomunicações do mundo. Os banqueiros negociavam títulos do governo e tinham que monitorar de perto as mudanças na bolsa de valores de Paris, que definia o ritmo das negociações de ações em todo o país. 

    Como as carruagens do correio demoravam dias para chegar a Bordeaux, os irmãos se voltaram para o canal de comunicação mais rápido disponível: a rede de telégrafo semáforo. Assim, François e Joseph Blanc contrataram uma pessoa em Paris para monitorar de perto a bolsa de valores e, se houvesse alguma mudança significativa, essa pessoa enviaria pacotes de roupas para a cidade de Tours, que ficava a meio caminho entre Paris e Bordeaux. As cores das roupas significaram mudanças específicas no mercado. 

    Os irmãos subornaram um operador de telégrafo em Tours, que recebia os pacotes codificados. A partir de então, ocorreu um ataque man-in-the-middle: o operador introduziria caracteres defeituosos com informações do mercado de ações nas comunicações telegráficas oficiais do governo, e os caracteres defeituosos chegavam em Bordeaux junto com as mensagens oficiais. Outro cúmplice, um ex-operador que podia ver a penúltima torre de sua casa nos arredores de Bordeaux, transcrevia os caracteres defeituosos com as informações da bolsa de valores e os passava aos irmãos. 

    Como um dos sinais do semáforo incluía um sinal de retrocesso, que notificava ao transcritor para ignorar o caractere anterior, o operador em Tours introduzia esse caractere errado e imediatamente usaria o sinal de retrocesso. Assim, a mensagem com as informações da bolsa ainda chegava a Bordeaux, mas não aparecia nas transcrições oficiais pois eram ignoradas. O esquema funcionou e deu muito dinheiro aos irmãos na época, mas dois anos depois do primeiro ataque man-in-the-middle do mundo à rede de telecomunicações, o operador em Tours adoeceu e, em seu leito de morte, tentou recrutar seu amigo para ocupar seu lugar, mas ao invés disso, ele denunciou os banqueiros às autoridades.

    Na época não havia leis na época que pudessem condenar François e Joseph Blanc, sendo criadas pelo governo logo depois para evitar que algo assim volte a acontecer. Porém, este definitivamente não foi o último ataque contra redes privadas. ?‍♀️ ?

     

    Editado por Bruna Chieco


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...