Jump to content
  • Sign in to follow this  

    Ransomware utiliza referências russas e busca servidores RDP    


    Bruna Chieco

    Nemty é o novo ransomware descoberto por pesquisadores recentemente. A sua nomenclatura vem em "homenagem" à extensão que é adicionada aos arquivos após o processo de criptografia ele mesmo faz. De acordo com o BleepingComputer, o Nemty exclui as cópias de sombra dos arquivos que encripta, afastando a vítima da possibilidade de recuperar versões anteriores criadas pelo sistema operacional Windows, tendo assim que pagar para descriptografar os dados.

    O curioso desse ransomware é o fato dele usar uma verificação para identificar computadores na Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão, Tajiquistão e Ucrânia. A verificação "isRU" no código do malware marca os sistemas em um dos cinco países de idioma russo, e envia ao invasor dados que incluem o nome do computador, nome de usuário, sistema operacional e ID do computador. O Nemty também se utiliza de referências russas, como um link para uma foto de Vladimir Putin.

    O ransomware também possui um nome incomum para o objeto mutuamente exclusivo (mutex) criado no sistema operacional. O autor o chamou de "hate" (ódio). O mutex é um sinalizador que permite que os programas controlem recursos. O atacante lança mão de conexões RDP para ficar no controle e fazer novas vítimas. Essas peculiaridades do Nemty indicam que o ransomware provavelmente possui alvos específicos, o que podemos entender quase como um caso de "ransomware dirigido", em alusão aos ataques dirigidos ou direcionados à uma certa corporação ou setor na indústria.

    Sign in to follow this  


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...