Ir para conteúdo
  • Ransomware Zeppelin volta às atividades com nova variante


    Bruna Chieco

    Os desenvolvedores do ransomware Zeppelin retomaram suas atividades após um período de silêncio de alguns meses. Segundo o BleepingComputer, uma variante recente do malware foi disponibilizada em um fórum clandestino no final do mês passado e descoberta pela empresa de prevenção de ameaças e perdas Advanced Intel (AdvIntel).

    O ransomware Zeppelin também é conhecido como Buran e tem sua origem na família Vega/VegaLocker, um ransomware como serviço baseado em Delphi observado em fóruns de hackers de língua russa em 2019. A cepa Zeppelin é vendida em fóruns clandestinos, permitindo que os compradores decidam como querem usar o malware.

    Isso contrasta com as operações de ransomware como serviço clássicas, em que os desenvolvedores geralmente procuram parceiros para invadir a rede da vítima, roubar dados e implantar o malware de criptografia de arquivo, dividindo os resgates pagos.

    Os desenvolvedores anunciaram uma atualização para o ransomware junto com uma nova rodada de vendas pelo valor de US$ 2,3 mil por núcleo construído. Após a atualização, os desenvolvedores do Zeppelin lançaram a nova variante com poucas mudanças em termos de recursos, aumentando a estabilidade da criptografia.

    Características do Zeppelin – Segundo a AdvIntel, o Zeppelin é uma das poucas operações de ransomware no mercado que não adota o modelo como serviço puro. Os desenvolvedores trabalham supostamente em um escopo de operações mais amplo com parceiros próximos que compraram o malware.

    A empresa de segurança alerta que o Zeppelin pode dificultar o combate à ameaça do ransomware, pois o acesso ao malware permite que outros desenvolvedores roubem recursos de seus produtos. Ela afirma ainda que os usuários do Zeppelin são compradores individuais que não complicam seus ataques e contam com vetores de ataque iniciais comuns.

    Além disso, os operadores do Zeppelin não têm um site de vazamento, como a maioria dos grupos de ransomware como serviço. Eles se concentram em criptografar os dados, mas não em roubá-los. Assim, a AdvIntel pontua que o ransomware Zeppelin é preocupante, pois os ataques com essa cepa podem ser difíceis de detectar, especialmente quando novos downloaders são usados.


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


  • Conteúdo Similar

×
×
  • Criar Novo...