Ir para conteúdo
  • Recurso de pagamentos via WhatsApp chega ao Brasil, mas será seguro?


    Bruna Chieco

    O WhatsApp anunciou que a partir desta segunda-feira, 15 de junho, o recurso de pagamentos está liberado para usuários do Brasil. A ferramenta permite o envio de dinheiro, além de realização de pagamentos no comércio local diretamente por meio de conversas no app. "Com o recurso de pagamentos no WhatsApp, além de ver os produtos no catálogo, os clientes também poderão fazer o pagamento do produto escolhido sem sair do WhatsApp. Ao simplificar o processo de pagamento, esperamos ajudar a trazer mais empresas para a economia digital e gerar mais oportunidades de crescimento", diz o comunicado.

    A princípio, os usuários poderão utilizar cartões de débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. A entrada de mais participantes está prevista para o futuro. "Um dos pilares da criação do recurso de pagamentos é a segurança, e para evitar transações não autorizadas, será necessário informar um PIN de 6 dígitos ou usar a biometria do celular para autorizar cada transação", informa o WhatsApp. 

     

    whats.thumb.png.a0a564be319437557a79feb06512060b.png

    Exemplo do serviço (Fonte: Blog do WhatsApp)

     

    Segurança – Será que é seguro iniciar um serviço de envio de dinheiro pelo WhatsApp no Brasil? A engenharia social ainda é um problema que área de segurança deve lidar já que, independentemente de sistemas computacionais, software ou plataformas utilizadas, o elemento mais vulnerável de qualquer sistema é o ser humano. 

    Muitos problemas de crimes ou golpes envolvendo extorsão estão ligados à manipulação psicológica de pessoas para a execução de ações ou divulgação informações confidenciais.  Até mesmo em instituições financeiras que utilizam de todas as ferramentas de segurança possíveis, como token, autenticação multifator (2FA), etc., os criminosos conseguem, com engenharia social, pegar dados das vítimas ou extorqui-las para receberem dinheiro.

    Saiba mais sobre esse tipo de golpe, que já relatamos aqui no Mente Binária e serve como alerta, e veja também como se proteger desses riscos. 

    Editado por Bruna Chieco


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...