Jump to content
  • Recurso de pagamentos via WhatsApp chega ao Brasil, mas será seguro?


    Bruna Chieco

    O WhatsApp anunciou que a partir desta segunda-feira, 15 de junho, o recurso de pagamentos está liberado para usuários do Brasil. A ferramenta permite o envio de dinheiro, além de realização de pagamentos no comércio local diretamente por meio de conversas no app. "Com o recurso de pagamentos no WhatsApp, além de ver os produtos no catálogo, os clientes também poderão fazer o pagamento do produto escolhido sem sair do WhatsApp. Ao simplificar o processo de pagamento, esperamos ajudar a trazer mais empresas para a economia digital e gerar mais oportunidades de crescimento", diz o comunicado.

    A princípio, os usuários poderão utilizar cartões de débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. A entrada de mais participantes está prevista para o futuro. "Um dos pilares da criação do recurso de pagamentos é a segurança, e para evitar transações não autorizadas, será necessário informar um PIN de 6 dígitos ou usar a biometria do celular para autorizar cada transação", informa o WhatsApp. 

     

    whats.thumb.png.a0a564be319437557a79feb06512060b.png

    Exemplo do serviço (Fonte: Blog do WhatsApp)

     

    Segurança – Será que é seguro iniciar um serviço de envio de dinheiro pelo WhatsApp no Brasil? A engenharia social ainda é um problema que área de segurança deve lidar já que, independentemente de sistemas computacionais, software ou plataformas utilizadas, o elemento mais vulnerável de qualquer sistema é o ser humano. 

    Muitos problemas de crimes ou golpes envolvendo extorsão estão ligados à manipulação psicológica de pessoas para a execução de ações ou divulgação informações confidenciais.  Até mesmo em instituições financeiras que utilizam de todas as ferramentas de segurança possíveis, como token, autenticação multifator (2FA), etc., os criminosos conseguem, com engenharia social, pegar dados das vítimas ou extorqui-las para receberem dinheiro.

    Saiba mais sobre esse tipo de golpe, que já relatamos aqui no Mente Binária e serve como alerta, e veja também como se proteger desses riscos. 

    Edited by Bruna Chieco



    User Feedback

    Recommended Comments



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...