Ir para conteúdo
  • Russos investigam cabos submarinos na Europa e América do Norte


    Bruna Chieco

    Agentes de inteligência russos foram enviados à Irlanda para localizar cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. O Business Insider reproduziu a notícia do The Sunday Times informando que os agentes, enviados pelo GRU – Departamento Central de Inteligência da Rússia, estão checando os cabos de fibra óptica para verificar seus pontos fracos. A preocupação é que eles possam cortar ou adulterar os cabos, o que poderia atrapalhar transações financeiras globais ou até colocar países inteiros offline.

    A rede de cabos transatlânticos que circula nos oceanos do mundo alimenta a Internet, mensagens, chamadas e transações financeiras do mundo todo. Cerca de 97% dos dados intercontinentais são transferidos por esses cabos e mais de 300 deles percorrem um total de 550 mil milhas, mantendo a Internet funcionando em todo o mundo. A maioria das linhas é de propriedade de empresas privadas de telecomunicações. Suas localizações podem ser facilmente identificadas em mapas públicos, e pouco está sendo feito para proteger esses cabos.

    Por que a Irlanda? Segundo a reportagem, lá é um local ideal para localização desses mapas submarinos, dada a sua proximidade com a América do Norte e a Europa. Além disso, a sua capital, Dublin, é um dos maiores centros de tecnologia da Europa. Autoridades suspeitam que os agentes também possam espionar grandes empresas de tecnologia com sede na cidade. Entre elas estão Google, Airbnb, Facebook e Twitter.


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...