Jump to content
  • Sign in to follow this  

    Russos investigam cabos submarinos na Europa e América do Norte


    Bruna Chieco

    Agentes de inteligência russos foram enviados à Irlanda para localizar cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. O Business Insider reproduziu a notícia do The Sunday Times informando que os agentes, enviados pelo GRU – Departamento Central de Inteligência da Rússia, estão checando os cabos de fibra óptica para verificar seus pontos fracos. A preocupação é que eles possam cortar ou adulterar os cabos, o que poderia atrapalhar transações financeiras globais ou até colocar países inteiros offline.

    A rede de cabos transatlânticos que circula nos oceanos do mundo alimenta a Internet, mensagens, chamadas e transações financeiras do mundo todo. Cerca de 97% dos dados intercontinentais são transferidos por esses cabos e mais de 300 deles percorrem um total de 550 mil milhas, mantendo a Internet funcionando em todo o mundo. A maioria das linhas é de propriedade de empresas privadas de telecomunicações. Suas localizações podem ser facilmente identificadas em mapas públicos, e pouco está sendo feito para proteger esses cabos.

    Por que a Irlanda? Segundo a reportagem, lá é um local ideal para localização desses mapas submarinos, dada a sua proximidade com a América do Norte e a Europa. Além disso, a sua capital, Dublin, é um dos maiores centros de tecnologia da Europa. Autoridades suspeitam que os agentes também possam espionar grandes empresas de tecnologia com sede na cidade. Entre elas estão Google, Airbnb, Facebook e Twitter.

    Sign in to follow this  


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.



    Join the conversation

    You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

    Guest
    Add a comment...

    ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...