Ir para conteúdo
  • Senhas fracas em sites de bancos são alvo de cibercriminosos


    Bruna Chieco

    Cibercriminosos têm aumentado o roubo de informações financeiras de vítimas que utilizam sites terceirizados para acessar bancos. Tudo isso é facilitado se você escolher senhas fracas e as reutilizar em mais de uma conta. Segundo o KrebsOnSecurity, os principais alvos desses ataques têm sido plataformas de acesso a bancos, como Mint, Plaid, Yodlee, YNAB e outras. Por meio delas, os atacantes buscam contas de clientes protegidas por senhas fracas ou recicladas. ?

    Na maioria das vezes, o invasor utiliza listas de endereços de e-mail e senhas roubadas em massa de sites invadidos. Depois, ele tenta colocar as mesmas credenciais para acessar contas on-line em vários bancos. Assim, os criminosos conseguem pegar os logins bem-sucedidos e inseri-los em aplicativos que dependem de interfaces de programação de aplicativos (APIs) de um desse agregadores de dados financeiros pessoais que ajudam os usuários a acompanhar seus saldos, orçamentos e gastos em vários bancos.

    Apesar dos bancos oferecerem autenticação multifator, que é um código único enviado por mensagem de texto ou aplicativo, essas instituições permitem que os aplicativos terceirizados que agregam dados financeiros de clientes visualizem saldos e transações recentes sem exigir essa autenticação. Isso facilita a vida dos atacantes: se eles conseguirem acessar uma conta bancária por meio de um serviço agregador ou API, eles poderão visualizar o saldo do cliente e decidir se vale a pena torná-lo alvo de um ataque, podendo até vincular suas contas bancárias a outras contas controladas por eles mesmos. 

    Interessante notar que, em comparação com os bancos brasileiros, essas instituições de outros países estão bem atrás de nós no quesito segurança. Mesmo assim, sabemos que o número de fraudes bancárias é alto no Brasil. Mesmo com o alto padrão de segurança implementado pelos bancos, há um número absurdo de malwares que conseguem, de algum jeito, contornar as barreiras de segurança impostas. ?


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.



    Participe da conversa

    Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

    Visitante
    Adicionar um comentário...

    ×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

      Apenas 75 emojis são permitidos.

    ×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

    ×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

    ×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...